Esportes

Robinho e Willian convencem Felipão e acirram disputa por vagas finais

20 NOV 2013 • POR Via Terra • 11h40
Com gols de Hulk e Robinho, o Brasil venceu o Chile por 2 a 1, nessa terça-feira, no Canadá. (Foto: Mowa Press/Divulgação)
As atuações positivas de Robinho e Willian contra Honduras e Chile podem ter um efeito inverso do pretendido por Luiz Felipe Scolari na reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2014. Enquanto busca tirar as últimas dúvidas na formação do grupo, Felipão pode abrir o leque para tentar encaixar os dois jogadores.

Na teoria, Willian e Robinho brigam diretamente por uma das três vagas restantes na convocação ideal imaginada por Felipão. Os dois se encaixam no lugar de Lucas, que perdeu espaço e precisará de uma reviravolta na carreira no PSG para jogar o Mundial.

Mas na prática Felipão pode repensar outros nomes caso constate ser necessário a presença de ambos em 2014. Robinho entrou em campo no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Chile na última terça-feira atuando como um falso centroavante. Com Fred sofrendo problemas físicos recorrentes e Jô irregular, o jogador do Milan pode até virar opção para exercer esse papel.

"Robinho é jogador com 102 convocações. Tem 30 gols pela seleção. Foi titular de duas Copas. Tem experiência, jogador de qualidade técnica que qualquer time gostaria de ter. Veio, foi bem recebido. Isso é uma coisa que nossos jogadores fazem muito bem. Como os outros jogadores, foi bem para a equipe. Foi um jogador que ajudou", disse Felipão.

Robinho marcou de cabeça o gol da vitória brasileira em Toronto. Antes, teve um gol anulado. Fora isso, deu dribles e iniciou jogadas perigosas. Três dias antes, em Miami, não teve tanto destaque, mas também convenceu Felipão na sua volta ao time após mais de dois anos afastado.

Do outro lado da balança está Willian, que vem fazendo boa temporada no Chelsea e foi bem nas duas partidas com a Seleção. Assim como Robinho, o jogador atuou apenas no segundo tempo, o suficiente para agradar o treinador. Marcou um gol contra Honduras e melhorou a dinâmica contra o Chile. "Estou sempre observando os jogadores, mas não temos uma definição total dos 23", desconversou Scolari.

Além desta posição entre o meio-campo e o ataque, Felipão ainda analisa quem levará para terceiro goleiro e quem vai ser o zagueiro ao lado de Dante, Thiago Silva e David Luiz na Copa. Victor x Diego Cavalieri e Marquinhos x Dedé x Rever surgem como os confrontos para as vagas. Nas demais posições, apenas lesões e problemas de última hora podem mudar o pensamento de Felipão.