Oportunidade

Funtrab oferece vagas de emprego para população indígena

São mais de 600 vagas para trabalhar em lavouras de maçã

19 OUT 2021 • POR Camila Farias • 16h31
Reprodução

A Fundação Trabalho MS (Funtrab) presta serviços de intermediação de mão de obra indígena e encaminha trabalhadores para empresas catarinenses e gaúchas.

 Este ano, as empresas participantes da parceria vão abrir 655 vagas de trabalho para indígenas interessados em trabalhar na plantação de maçã. Os intermediários estão sendo conduzidos em 120 vagas nas Casas do Trabalhador (95 vagas), Amambai (156), Caraapó (224) e Iguatemi em Aquidauana. Essas empresas oferecem hospedagem, alimentação e transporte, com salários a partir de R $ 1.200,00, mais benefícios.

Na primeira semana deste mês a Fundação enviou para as empresas do Sul do país a supervisora de Intermediação de Mão de Obra, Maria Zilda da Silva Lourenço, para fazer vistorias e reuniões com as contratantes. “Eu visitei os alojamentos, refeitórios e os pomares, e foi constatado que as condições de trabalho estão dentro da legalidade”, ressalta Lourenço. 

Desde 2015, o Funtrab realiza essa ação por meio de parceria entre o Governo do Estado, o Ministério do Trabalho Público (MPT), a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho (Coetrae) e o coletivo de trabalhadores indígenas.