Política

CPI da Pandemia: depoimentos acabam e relatório final será lido hoje

O documento prevê 69 pedidos de indiciamentos e acusações contra Jair Bolsonaro, seus filhos e ministros

20 OUT 2021 • POR Sarah Chaves com informações da CNN • 09h50
Presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz e Renan Calheiros, relator da CPI - Marcos Oliveira/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Durante sessão de finalização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, será lido nesta quarta-feira (20), o relatório final dos depoimentos.

Após a leitura do documento pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, o texto deve ser votado pelos integrantes da comissão. A previsão é que a votação ocorra na próxima terça-feira (26).

O documento prevê 69 pedidos de indiciamentos, segundo adiantou o analista de política da CNN Gustavo Uribe. Entre os nomes, o relator manteve um número amplo de acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), seus filhos Carlos, Flavio e Eduardo Bolsonaro, além de ministros como o da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, o do Trabalho Onyx Lorenzoni e da Defesa Walter Braga Netto, também dos ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e da Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Caso aprovadas pela CPI, as propostas de indiciamento contidas no relatório devem ser encaminhadas ao Ministério Público e à Câmara dos Deputados.

O objetivo é que se promova a eventual responsabilização civil, criminal e política dos acusados. Se o documento recomendar mudanças legislativas, elas passam a tramitar como projetos de lei no Congresso Nacional.