Esportes

Paulo André cogita greve de atletas em 2014 e pede mudanças no calendário

21 NOV 2013 • POR Via Uol • 08h52
Paulo André cobra posição definitiva da CBF e federações por novo calendário. (Foto: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte)
Representante do movimento Bom Senso FC, o zagueiro do Corinthians Paulo André informou no programa Cartão Verde, da TV Cultura, que os atletas planejam realizar greve no começo da temporada de 2014. O jogador corintiano destaca que o risco de paralisação tem como intuito pressionar as entidades que regulamentam o futebol no país a apresentar soluções definitivas para o calendário de 2015.

"Nós estamos negociando e discutindo propostas de melhorias. Mas quando não tivermos mais possibilidades de negociação, a greve pode ser uma opção plausível", declarou Paulo André ao Cartão Verde.

O grupo de jogadores entende que o calendário de jogos para 2014 será apertado em razão da disputa da Copa do Mundo. As reivindicações, portanto, se direcionam para a programação de 2015.

O Bom Senso reúne cerca de 1.000 atletas e tem como alvo a busca de melhores condições de trabalho para a categoria.

"Se isso não acontecer [posicionamento definitivo da CBF, federações e patrocinadores], então 2014 pode nem começar. Os jogadores estão unidos e estamos preparados para entrar em ação".

O Bom Senso já se reuniu duas vezes com a entidade, sendo que o último encontro teve a presença de representantes da Globo, das federações estaduais e dos sindicatos de jogadores. O grupo cobra cinco pontos: férias dos atletas, tempo para pré-temporada, mudanças no calendário, fair-play financeiro e representatividade dos atletas nos congressos técnicos.

Até agora, os jogadores conseguiram o adiamento de algumas rodadas do Campeonato Paulista, mas uma mudança mais drástica só seria possível em 2015, depois da Copa do Mundo. A alteração atende aos anseios por 30 dias de férias e dão uma melhor pré-temporada, embora o período ainda não seja considerado ideal. Os demais itens, porém, seguem sem resolução.