Política

Saúde e segurança da Capital prontos para possível vendaval

Secretários José Mauro e Valério Azambuja relataram medidas ao JD1

22 OUT 2021 • POR Brenda Assis e Camila Farias • 16h15
Secretário da Saúde José Mauro e Secretário de Segurança Valério Azambuja - Reprodução

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (22), foram comunicadas as medidas de segurança que serão tomadas caso aconteça novamente tempestade de grandes proporções como a que ocorreu na última sexta-feira (15), que resultou em quedas de árvores e falta de energia em quase toda a cidade. 

O Secretário de Saúde José Mauro, falou para JD1 Notícias que a preocupação principal para área da saúde é com estrutura das unidades e também com a falta de energia, por conta das câmaras frias que são necessárias para manter, por exemplo as vacinas. 

“Os hospitais tem prioridade de reestabelecimento sempre, de energia e da questão estrutural, pelo fato de ter pacientes internados”, declara José Mauro. 

Mauro conta ainda, que na última tempestade embora tenham acontecidos grandes estragos cidade, as unidades de saúde não foram muito afetadas, mas caso aconteça desabastecimento de energia, as câmaras frias principais contam com baterias que tendem perdurar por mais algum tempo, não correndo risco da perda de nenhum medicamento.

De acordo com o Secretário de Segurança, Valério Azambuja, caso ocorra novamente a tempestade, toda a equipe da Guarda Civil Metropolitana, estará à disposição da Defesa Civil, ao Corpo de Bombeiros, para socorrer a população. 

“Na última tempestade, aumentamos em cerca de 30% o efetivo. Ocorrendo a mesma coisa nesse fim de semana a medida já está preparada, outra vez ocorrendo será automático”, conta Valério.