Educação

Programa “MS Alfabetiza” teve lançamento concorrido

O programa será implantado em todos os 79 municípios do estado

25 OUT 2021 • POR Camila Farias e Méri Oliveira • 18h41
Imagem: Méri Oliveira

Na tarde desta segunda-feira (25), aconteceu o lançamento do o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, projeto que tem como objetivo estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

No evento estavam presentes diversos prefeitos dos municípios do Estado, o governador Reinaldo Azambuja, Secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, o prefeito Marquinhos Trad e outras autoridades. 

O governador Reinaldo Azambuja, falou sobre a adesão de todas as cidades do Mato Grosso do Sul e sobre o treinamento dos profissionais para que o programa obtenha êxito desde sua implantação. 

“Quando você tem a adesão e a qualificação, que serão os treinamentos dados aos professores do estado para a rede municipal, e você transfere recursos do estado através do material pedagógico e da formação, eu não tenho dúvida que nós teremos uma melhoria no ensino”, declara Azambuja. 

O prefeito de Dourados, Allan Guedes também esteve presente no evento e falou sobre a importância do programa, “A adesão integral desse projeto, mostra sua importância todos juntos pela alfabetização na idade certa. Um programa integrado, coordenado pela secretaria de educação, certamente terá muito mais efetividade”, afirma.

Para Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura, o programa voltado a alfabetização irá impactar em um grande número de pessoas preparadas para entrar em uma universidade, “O aluno que é alfabetizado na idade certa, isso melhora toda qualidade de aprendizado dele ao longo da vida escolar, e impacta diretamente no volume de alunos que poderão adentrar em um curso superior, que também de qualidade vai fazer toda a diferença para a sociedade, para o nosso futuro”, finaliza.