Cidade

Com Marquinhos, capital torna-se referência em ações e inovação

Na pandemia, capital foi citada até pelo ministro da Saúde por seus resultados

27 OUT 2021 • POR Da Redação com informações da PMCG • 10h37
Marquinhos Trad recebeu esse ano, através da Controladoria-Geral da União, troféus de três premiações conquistadas pela Prefeitura - Reprodução

Com projetos inovadores, Campo Grande se tornou uma das referências do país nos últimos quatro anos, e principalmente na área da saúde durante a época mais severa da pandemia.

Ações como o acolhimento aos pacientes após o contágio do coronavírus e a agilidade no processo da vacinação da Covid-19, que já imunizou quase metade dos habitantes, vacinando 64,47% da população, levantando interesse do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que chegou a conhecer pessoalmente essas estruturas em visita no mês de julho.

A capital também ampliou a cobertura da atenção primária em saúde, com a integração dos profissionais que fazem parte do programa de residência da prefeitura municipal ao Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde, o INOVAAPS.

O programa foi destaque na edição extra da revista Ciência Saúde Coletiva, onde o artigo sobre os resultados obtidos na Capital define o tema deste exemplar. Em menos de um ano de atuação, houve um incremento de 8% na cobertura da Saúde da Família, passando de 56,79% para quase 64%, que são 32 novas equipes atuando na área.

Meg em Campo Grande

Além das medidas do executivo frente a pandemia, a gestão de Estratégias e Planos; Sustentabilidade e Compromisso, rendeu para Campo Grande em abril o reconhecimento do Comitê de Implementação do Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr) de Mato Grosso do Sul que destacou o modelo de excelência em gestão avançada adotado pela Prefeitura.

O Modelo de Excelência em Gestão foi instituído pelo Ministério da Economia, o qual obriga sua implantação em todos os Estados e Municípios que dependem de transferência voluntária da União.

Segundo o coordenador do Ministério da Economia, Esaú Mendes, o município de Campo Grande é um caso de sucesso nacional na implantação do Meg-Tr. “Com essa conquista, vai contribuir sobremaneira na sensibilização, conscientização e motivação aos demais municípios do Estado, devido a sua liderança e referência em Gestão Pública”, pontua.

O Meg-Tr prevê a realização de uma autoavaliação, com base em sete fundamentos: Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Compromisso com as Partes Interessadas; Capital Intelectual; Orientação por Processos; Geração de Valor Público para as partes interessadas.


Reconhecimento pela CGU

Em Maio, o prefeito Marquinhos Trad recebeu troféus de três premiações conquistadas pela Prefeitura de Campo Grande através de ações e projetos de boas práticas da gestão oferecidos pela Controladoria-Geral da União.

O projeto Fala Campo Grande/156, conquistou o 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ferramenta foi lançada em 2017, como uma opção de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão.

A prefeitura também conquistou o 2º lugar na Categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia, com o projeto “Portal de Transparência COVID-19”.

O 3° troféu foi do 2º lugar na Categoria B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com a ação “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”.

Os projetos inscritos no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias concorreram com grandes instituições do país, como Petrobras, Caixa Econômica, Marinha do Brasil, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Agricultura.

Campo Grande é 1ª no Centro-Oeste

Atualmente Campo Grande está em primeiro lugar das cidades do Centro-Oeste, entre os 100 maiores municípios do País no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O Município ocupa a 36ª posição geral e ganhou 5 posições na comparação com o último ano.

Entre as quatro áreas analisadas, Campo Grande teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em 3 áreas: Saúde; Segurança; e Saneamento e Sustentabilidade.