Saúde

Presidente da Anvisa afirma que vacinas não transmitem doenças

"O melhor, o ideal deles, é prevenir que a Covid-19", disse Antonio Barra Torres

27 OUT 2021 • POR Sarah Chaves com informações da CNN • 13h14
Diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres - Jefferson Rudy/Agência Senado

Durante abertura da 21ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, reforçou que as vacinas contra a Covid-19, aprovadas pela agência reguladora, são seguras, eficazes e possuem alta qualidade, e não transmitem outras doenças.

Os imunizantes têm diversos objetivos e nenhum deles é aumentar a propensão das pessoas terem outras doenças.

“As vacinas que estão em uso no Brasil, analisadas e aprovadas pela Anvisa, são vacinas que têm objetivos. O melhor, o ideal deles, é prevenir que a Covid-19 se instale naquela pessoa. Além disso, caso, mesmo vacinada, essa pessoa tenha a doença, que esses sintomas sejam os mais brandos. Além disso, que a transmissibilidade seja a menor possível. São esses os objetivos”, explicou Barra Torres.

“E nenhuma delas está relacionada à geração de outras doenças e ao aumento da propensão de ter outras doenças. Infectocontagiosas, por exemplo. Então, vamos manter a tradição do nosso povo brasileiro de aderir o Programa Nacional de Imunizações, que é motivo de orgulho nacional e internacional. Nós, da Anvisa, somos sempre reverenciados por essa tradição”, seguiu o diretor-presidente.