Internacional

Assistente diz que não fez inspeção completa na arma que deu a Alec Baldwin

Dave Halls disse em depoimento que recebeu a arma aberta, mas não toda a parte da munição, segundo jornal 'The New York Times'

27 OUT 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 16h36
Dave Halls, diretor assistente que afirmou em depoimento não ter analisado toda a arma

O diretor assistente do longa-metragem "Rust", Dave Halls, disse em depoimento à polícia que não fez a inspeção completa da arma que entregou a Alec Baldwin antes de ele atirar na diretora da fotografia do filme, publicou o jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (27).

Dave Halls contou no depoimento que a armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma aberta para que ele a inspecionasse, mas ele não checou todos os cartuchos, segundo o jornal.

"Ele avisou que deveria ter checado todas elas, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma", diz o registro do depoimento, segundo o "New York Times". Ele disse que se lembra de ter visto apenas três cartuchos, de acordo com o jornal.

Queixas anteriores ao diretor de fotografia

Dave Halls já foi alvo de queixas sobre segurança no uso de armas e pirotecnia no set em 2019, declararam à rede americana CNN duas pessoas que trabalharam com ele na época.

De acordo com os relatos, o assistente desrespeitava protocolos de segurança em relação aos equipamentos perigosos usados em cenas, bloqueios de saídas de incêndio e quando alguém se feria. Além disso, os depoimentos alegam que ele tinha um comportamento sexual impróprio com colegas.

De acordo com um documento judicial, Dave Halls foi identificado como o homem que entregou a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins a Alec Baldwin e gritou "arma fria" no momento da passagem. Este é o termo usado na indústria para indicar que a arma era segura.