Geral

JD1TV: Candidatos para Guarda realizam teste físico e devem ser convocados em 2022

Os aprovados no TAF terão que cumprir 760 horas no curso de formação na Acadepol

28 OUT 2021 • POR Gabrielly Gonzalez e Sarah Chaves • 12h30
João Wellington e João Pedro - Gabrielly Gonzalez/JD1 Notícias

 

Um dos processos para ingressar na Guarda Civil Metropolitana (GCM) é o Teste de Aptidão Física (TAF) que acontece nos dias 27/28/29 e 30 de outubro, e de acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, a fase final de seleção deve ocorrer no segundo semestre de 2022.

O TAF é apenas um dos processos de seleção, e cerca de 1.800 candidatos foram convocados para as provas. “Ainda teremos nos próximos meses, a investigação social, exigência de documentação e depois o curso de formação profissional junto a Academia de Polícia Civil (Acadepol)”.

Os aprovados no TAF terão que cumprir 760 horas no curso de formação, sendo 160 horas de teoria e prática de armamento. “O curso vai de abril a setembro de 2022, de setembro pra outubro sai o resultado, a partir disso ocorre ato interno para a convocação dos servidores”, explicou o secretário Valério Azambuja.

Aos 27 anos, João Pedro foi aprovado no TAF e contou sobre ansiedade pré-teste. “Estava nervoso pela última prova [corrida], mas nos meus treinamentos semanais eu estava atingindo a meta que precisava, e graças a Deus com estímulos eu consegui”.

Ao seu lado João Wellington, de 22 anos, também se saiu bem na prova e se prepara para as próximas fases do processo seletivo. “Ontem à noite a cabeça estava a mil, mas também conseguia atingir as metas semanais e no final deu tudo certo”, contou ao JD1 Notícias que esteve no local dos testes. No final, 300 servidores serão convocados.

Veja o vídeo do secretário Valério Azambuja: