Esportes

Indefinição financeira adia anúncio de pilotos da Lotus em 2014; entenda

25 NOV 2013 • POR Via Terra • 11h38
Com contas em xeque, equipe ainda busca dupla de pilotos para 2014. (Foto: Getty Images)
Terminada a temporada 2013 da Fórmula 1, a Lotus já sem concentra em 2014. Mas a saúde financeira da equipe dá margem a algumas dúvidas a curto e médio prazo. No próximo ano, quem será o parceiro de Romain Grosjean? O orçamento do time será capaz de se converter em bons resultados nas pistas?

As respostas devem ser dadas a partir desta segunda-feira, graças à obscura Quantum Motorsport. Em novembro, o consórcio liderado por Mansoor Ijaz afirmou que havia adquirido parte das ações da equipe que pertenciam ao grupo Genii, o que saldaria as dívidas do time com o finlandês Kimi Raikkonen. A história, porém, não se desenvolveu tão bem.

A Quantum tinha interesse na confirmação de Nico Hulkenberg como titular da Lotus para 2014, mas o anúncio ainda não aconteceu e a situação do alemão segue indefinida – Force India e Sauber também têm interesse no piloto. Agora, o próprio chefe de equipe da Lotus, Eric Boullier, diz que o acordo com a Quantum vem se desenrolando, ainda sem um final feliz. Por isso, o anúncio do novo piloto da equipe ficou para o fim da temporada.

“Ainda há alguma discussão acontecendo, especialmente entre os financiadores. O processo não está completo, mas acho que boa parte foi feita, o que é um bom sinal”, disse Boullier em Interlagos, despistando a respeito da influência dos investimentos na escolha do novo piloto.

“Você precisa do pacote certo para ter o piloto certo. Mas é claro que, às vezes, o piloto certo está com o pacote certo. Faremos nosso melhor para manter nossa força. Para mim, isso é o principal: ter a certeza de que a equipe está toda junta. Isso mantém, digamos, a experiência que temos e nos assegura de que podemos entregar os carros certos”, completou.

Para piorar a situação, o retrospecto de Mansoor Ijaz não é dos mais respeitáveis em investimentos, incluindo acusações de uso irregular de empresas para a obtenção de empréstimos. Contrariado, Boullier não gostou de tocar no assunto em Interlagos, mas mostra confiança em Ijaz e nos compromissos assumidos pela Quantum.

“Felizmente, não temos que basear nosso julgamento apenas no Google, com todo o respeito pelo que o Google faz. Para responder a isso, temos provas muito sérias dos fundos e um bom conhecimento do que é a Quantum Motorsport”, disse o chefe de equipe.

A briga por vagas na Lotus é a mais emblemática da Fórmula 1 para 2014. Após a saída de Kimi Raikkonen, nomes como Felipe Massa, Pastor Maldonado e Nico Hulkenberg foram cotados para a equipe – o brasileiro acabou acertando com a Williams, enquanto Maldonado (apoiado pela PDVSA) e Hulkenberg (desejado pela Quantum) seguem na briga pelo assento.

A outra vaga deve ser de Romain Grosjean. Embora seu contrato termine no fim de 2013, a Lotus se mostra satisfeita com o francês, que deve renovar o contrato. Ainda assim, nomes como Davide Valsecchi, Paul di Resta Heikki Kovalainen estão entre os cotados para a vaga.

Com ou sem suporte financeiro, Eric Boullier acredita que a Lotus terá pilotos competitivos para 2014. “Ainda estou confiante de que teremos os caras que quero”, afirmou.