Esportes

Indicada a 'pior corporação do mundo', Fifa cita surpresa e se defende

27 NOV 2013 • POR Via Terra • 11h24
Copa de 2014 vem sendo alvo de protestos no Brasil. (Foto: Euclides Oltramari Jr./Futura Press)
O prêmio Public Eye Awards incluiu a Fifa entre os indicados para 2014 em uma lista de piores corporações do mundo. A presença da entidade que rege o futebol tem como origem a indicação da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, formada pelos 12 Comitês Populares que se formaram em todas as cidades sede do Mundial de 2014. Procurada pelo Terra, a Fifa se disse surpresa com a indicação.

O departamento de comunicação da organização que comanda o futebol explicou que "em todo o tempo sublinhou com as cidades sede e outras autoridades a importância de que as instalações e estádios construídos ou reformados fossem de acordo com o interesse local".

A Fifa ainda afirmou que em nenhum momento pediu que fossem realizados "despejos ou reassentamentos no Brasil para a construção de infraestrutura da Copa do Mundo", e explicou que, de acordo com as informações recebidas pelas sedes, "nenhum despejo foi necessário para as obras dos doze estádios" do Mundial de 2014.

Realizada desde 2000, a votação tem como lemas a exposição da "prática de negócios irresponsáveis" levando em conta "casos de violações de direitos humanos e trabalhistas, destruição ambiental ou corrupção". As nomeações podem ser sugeridas ao longo de todo o ano, mas só as que foram realizadas até o final de agosto foram consideradas para o Public Eye Award de 2014.