Esportes

Renascimento de Kaká 'rivaliza' com polêmicas de Neymar na Liga

27 NOV 2013 • POR Via Uol • 11h47
Kaká comemora após abrir o placar para o Milan contra o Celtic pela Liga dos Campeões. (Foto: AP Photo/Scott Heppell)
Neymar disputou nessa terça-feira sua quinta partida na Liga dos Campeões, e, embora ainda não tenha marcado nenhum gol, já acumulou sua terceira polêmica na competição. Na derrota do Barcelona para o Ajax, na Holanda, o camisa 11 se viu envolvido em dois lances que geraram muita reclamação dos jogadores e da torcida rival.

Enquanto isso, Kaká começa a provar na Itália que fez a escolha certa ao retornar para o Milan na última janela de transferências. Em forma, o meia fez outra boa atuação pelo time italiano e abriu o placar na vitória dos rossoneros por 3 a 0 sobre o Celtic.  Até mesmo a imprensa espanhola, que tanto criticou o camisa 22 nos tempos de Real Madrid, se rendeu a ele.

Kaká foi protagonista no triunfo do Milan. No primeiro tempo, criou as melhores chances de seu time, armou a equipe e apareceu como homem de área. Em uma cobrança de escanteio, subiu sozinho no meio dos defensores do Celtic e marcou de cabeça o gol que abriu o caminho para a tranquila vitória.

No segundo tempo, depois de mais alguns minutos de boa atuação, Kaká deixou o gramado para a entrada de Robinho e teve seu 'renascimento' aplaudido até mesmo pelos torcedores rivais, que reconheceram o bom momento do jogador. Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, também se rendeu às recentes atuações do craque, que ainda sonha com uma vaga na Copa de 2014 pela seleção brasileira.

"Kaká tem sido realmente extraordinário. Bonera e Zapata fizeram um bom jogo, bem como todos os outros. Balotelli esteve muito bem nesta noite. Hoje, Balotelli teve determinação e caráter, e com Kaká nessa posição temos outras ideias para jogar desde janeiro", afirmou o dirigente, em entrevista à Sky Sport.

O meia é o brasileiro que mais marcou gols na história da Liga dos Campeões – com o desta terça ele chegou aos 29 gols. A última vez que ele havia balançado as redes na competição foi no dia 4 de dezembro do ano passado, em uma vitória do Real sobre o Ajax. Na ocasião, ele ultrapassou Rivaldo na disputa pela 'artilharia brasileira' na Liga.

Na derrota do Barcelona para o Ajax,  Neymar foi derrubado pelo zagueiro e o árbitro assinalou pênalti. Os holandeses esbravejaram dizendo que a falta ocorreu, mas foi fora da área. Veltman, do Ajax, acabou expulso de campo e a situação deixou os donos da casa bastante irritados.

Já na reta final do segundo tempo, o ex-santista voltou a ser alvo de reclamação. Em cruzamento da esquerda, Neymar arriscou uma bicicleta dentro da área, errou a bola e acertou o rosto de Denswill. Imediatamente os jogadores do Ajax pediram que o árbitro expulsasse o brasileiro de campo. Ele, porém, recebeu apenas o amarelo.

Neymar, que não marcou nenhum gol ainda na Liga (já são 429 minutos de jejum), já havia sido alvo de reclamações em dois jogos anteriores. Contra o Celtic, no dia 1 de outubro, no jogo de ida, ele cavou a expulsão de Brown, capitão do time escocês, ao tomar um chute. A situação gerou revolta do técnico do time escocês, que criticou o brasileiro.

Contra o Milan, no dia 6 de novembro, o que gerou criticas foi um pênalti cavado pelo atacante. Neymar foi lançado na área e cavou a penalidade após ser tocado pelo lateral direito Abate – Messi bateu e marcou o primeiro gol do jogo (o Barça venceu por 3 a 1).

O ex-santista tem vivido um momento diferente nos últimos jogos. Sem Messi, lesionado e que pode voltar a atuar somente em 2014, o camisa 11 tem assumido o protagonismo no Barcelona, responsabilidade dividida com Iniesta, Xavi, Fábregas e Sanches. Ele, porém, é a grande aposta na criação e nos dribles. No Campeonato Espanhol, o craque já balançou as redes e cada vez mais se consagra como um grande 'assistente'.