Justiça

Ex-policial acusado de desvio de fianças tem condenação mantida pelo TJMS

Agente foi demitido em 2020 pelo governo do estado

8 NOV 2021 • POR Méri Oliveira • 16h35
Ex-policial já tinha histórico de desvios - TJMS

O ex-policial civil Wellington Barbosa teve seu recurso negado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que manteve sua sentença de quatro anos de prisão e 30 dias-multa por peculato, como consequência do desvio de R$ 2.640 em fiança. 

O processo já havia sido julgado em 1º grau, quando Wellington recebeu a condenação da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, em  sentença assinada pela juíza Eucélia Moreira Cassal. Houve apelação por parte do réu, mas o recurso foi negado, ao que a defesa recorreu ao TJMS sob a alegação de ausência de provas e de comprovação de dolo, tendo o recurso sido novamente negado. 

O caso:

De acordo com os autos do processo, no ano de 2016, o ex-policial teria se apropriado de um valor referente à fiança de um homem preso na véspera daquele dia, na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Vila Piratininga. 

A pessoa que estava presa foi liberada por meio do pagamento da fiança e, no dia seguinte, um servidor do TJMS solicitou a cópia da guia de recolhimento do valor, pois o mesmo não estava na conta designada para aquele fim. 

Barbosa alegou que havia feito o depósito em um banco próximo à casa onde morava, informação que posteriormente se confirmou como mentirosa, levando à constatação da irregularidade. 

Ocorre que Wellington já tinha histórico de desvios, que levaram à demissão do agente pelo estado no ano passado, e acabou sendo denunciado.