Economia

Governo reduz alíquota de veículos para o ano de 2022

Além do decreto para redução, projeto de lei será criado para redução do tempo de pagamento de IPVA de 20 para 15 anos

9 NOV 2021 • POR Camila Farias e Sarah Chaves • 11h11
Imagem: Sarah Chaves

Em coletiva realizada nesta terça-feira (9), o governador Reinaldo Azambuja afirma que o estado irá reduzir a alíquota para pagamento do IPVA de carros, ônibus e caminhões. A redução para carros será de 3,5% pra 3% e para ônibus e caminhões de 2% pra 1,5%.

Além da redução na alíquota para alguns veículos, haverá também isenção do IPVA para veículos de transporte escolar e veículos ligados a restaurantes, bares e turismo. 

O secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel, que também estava presente no evento, afirmou que decisão se deve pelo equilíbrio fiscal do estado. “Isso representa o volume total de quase R$ 200 milhões em redução par à população sul mato-grossense e isso está acontecendo porque nós construímos um equilíbrio fiscal ao longo do tempo que nos permite isso”, declara. 

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, foi criado também um projeto de lei para redução do tempo de pagamento do IPVA. “A cobrança hoje vai até veículos de 20 anos, reduzimos essa cobrança pra 15 anos. Caso aprovada, 204.283 veículos deixarão de pagar IPVA ano que vem”, declarou.

Projeto agora vai para aprovação na Assembleia Legislativa. “Nós vamos tentar fazer o mais rápido possível, aprovar esse ano pra valer já em 2022", finaliza o deputado, presidente da ALEMS, Paulo Correa.