Geral

Servidores estaduais terão reajuste salarial de 10% a partir de 2022

Reajuste somará mais R$ 1.245 bilhão nas despesas com pessoal

16 NOV 2021 • POR Matheus Rondon e Sarah Chaves • 11h01
Reinaldo Azambuja (PSDB) e deputado Paulo Corrêa (PSDB) em reunião do anúncio da reestruturação dos servidores - Matheus Rondon/JD1 Notícias

O governador Reinaldo Azambuja anunciou nesta terça-feira (16), o reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores estaduais, entre efetivos civis e militares ativos, titulares de cargos em comissão, empregados públicos e contratados por tempo determinado.

Segundo Reinaldo, a reestruturação das carreiras e o reajuste do salário foi baseado em um crescimento econômico para 2022. “Estamos projetando um  crescimento real na economia do nosso país para consolidar o crescimento das receitas do nosso Estado”.

O gasto desse reajuste será de R$ 1.245 bilhão a mais na folha do para pagamento do pessoal em 2022, que já deve entrar em vigor em janeiro do próximo ano.

O reajuste só foi possível porque o Estado atingiu uma condição de estabilidade fiscal, com cumprimento das metas estabelecidas no Programa de Ajuste Fiscal, e melhora do índice de comprometimento da receita com o salário do funcionalismo. 

O governador também entregou a reestruturação de carreira dos servidores. “São 13 projetos de lei, para bombeiros, Polícia Civil, administrativo, Controladoria do Estado e ainda continuamos a discussão com outras categorias”, afirmou que o Estado não vai fazer nada que faça MS voltar a ser um Estado que não cumpre a lei de responsabilidade fiscal.

O projeto do reajuste foi entregue à Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul para aprovação e posteriormente publicação do decreto assinado por Reinaldo Azambuja.