Educação

Enem 2021: Como controlar o nervosismo no primeiro dia de provas

Professora dá dicas para um bom controle emocional e como se sair bem na redação

19 NOV 2021 • POR Camila Farias • 11h48
Reprodução internet

Acontece neste domingo (21), o primeiro dia de provas do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem), os inscritos farão a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.

É comum que os candidatos sejam atrapalhados pelo nervosismo principalmente no primeiro dia de prova, outra coisa que também causa preocupação é a temida redação, que é uma das principais notas para conseguir um bom desempenho.

A reportagem do JD1 Notícias, conversou com a professora de redação do Instituto Luther King, Claudia Silva que deu algumas dicas para que os alunos consigam realizar a prova com tranquilidade.

De acordo a professora, é importante, por mais que seja difícil, buscar um equilíbrio emocional. “Sempre oriento meus alunos sobre a importância do autocuidado nesse momento: dormir ao menos 7 horas, alimentar-se bem e, sobretudo, ir para prova com pensamento positivo. Antes de abrir a prova, respirar devagar, profundamente para manter uma boa oxigenação. Isso tudo ajuda a não dar o tal branco”, declara.

Ela conta ainda que no primeiro dia de prova, a redação parece assustar a maioria, pois o aluno tem muito medo do tema que possa ser pedido e que essa obstinação de alunos e colegas em querer acertar o tema só prejudica, pois aumenta a ansiedade e pode gerar frustração no momento da escrita.

“O mais importante é estar ciente do tipo de prova que fará, ou seja, será dado o tema o qual obrigatoriamente deverá ser tratado como um problema. Caso a problemática não esteja explícita na proposta, os textos de apoio, certamente, irão direcionar o candidato para a questão a ser solucionada”, explica Silvia.

Além dos fatores emocionais e temática da redação a profissional alerta para o cuidado dos critérios avaliativos dessa prova. Independente do tema que seja proposto, se o aluno não os cumprir isso poderá trazer sérios danos a sua nota. A saber: Expressão formal da língua portuguesa; fidelidade ao tema e à estrutura da dissertação-argumentativa; coerência e consistência argumentativa, coesão e proposta de intervenção.

“Dessas competências exigidas cumprir o tema e a estrutura são condições para que o aluno não zere ou tenha uma nota muito baixa, então nesse critério, há de se ter um cuidado redobrado”, afirma a docente.

Silvia ainda arrisca uma última dica: “Iniciar a prova pelo rascunho da redação e passar a limpo no final. Isso garante um olhar mais limpo e crítico sobre o próprio texto”, finaliza.