Geral

Energisa comemora cliente número mil no Programa Ilumina Pantanal

Para o presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, prêmio “é vitória do MS”

25 NOV 2021 • POR Méri Oliveira, com assessoria • 17h13
O Projeto Ilumina Pantanal recebeu premiação internacional de inovação na Inglaterra na última quarta-feira - Reprodução

Equipes da Energisa e parceiros foram recebidos na última quarta-feira (24), pela Comunidade Escolar do Polo Sebastião Rolon - Extensão Nazaré, na região dos Paiaguás, para finalizar as comemorações do mês do Pantanal, como marco do cliente número mil do "Ilumina Pantanal". 

Em murais feitos pelos alunos, foram retratadas muitas das esperanças das crianças, como menos preconceito, mais respeito às culturas, mais merenda, mais cuidado com a terra, mais escolas, menos queimadas e mais inclusão dessas famílias que vivem em uma região que é considerada uma das mais carentes do Pantanal, que pode ser suprida com a chegada da energia elétrica. 

Dona Dina Angélica Nunes e o esposo, seu Alcides, nascidos e criados naquela região,  souberam que são o milésimo cliente da concessionária a receberem energia elétrica pouco antes da solenidade. O casal, nascido e criado no meio do pantanal também sonhava com uma geladeira; conquista que também foi realizada, por meio da doação feita pelo Programa de Eficiência Energética para 200 famílias da região.

“A Energisa é pioneira na universalização do Pantanal, e foi rompendo barreiras que chegamos aos lugares onde as pessoas mais precisam. É energia limpa e tecnologia à serviço dos ribeirinhos, demais comunidades pantaneiras e produtores rurais para a preservação do meio ambiente e fomento do potencial produtivo turístico”, disse o coordenador do projeto, Heber Selvo.

“Muito mais do que levar luz para o Pantanal, a iniciativa da Energisa leva qualidade de vida e mais esperança para a comunidade. [...] É uma integração que se tornou uma inclusão social e se transformou no cuidado ao bem-estar de cada um de vocês que aqui vivem, destacou o diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos.

Também participaram da solenidade o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Sena, e a presidente do Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (CONCEN), Rosimeire Costa. 

Energisa conquista prêmio mundial na Inglaterra

No mesmo dia (24), o Projeto Ilumina Pantanal, do Grupo Energisa foi o grande vencedor na última quarta-feira da premiação internacional Solar & Storage Live Awards 2021 sobre inovação e geração solar, que aconteceu em Birmingham, na Inglaterra.  

O prêmio é concedido pela organização britânica sem fins lucrativos Solar Energy UK, que representa toda a cadeia de valor do armazenamento solar e de energia, liderada por membros de mais de 230 empresas e associados. 

O desafio de universalizar a energia elétrica no pantanal sul-mato-grossense de forma sustentável, surgiu para a Energisa em 2015 a partir de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para um amplo levantamento sócio, econômico e ambiental da região, estudando várias alternativas de eletrificação e buscando as mais modernas tecnologias mundiais de baterias e equipamentos para avaliar a que melhor se adequada ao bioma. 

O gerente de planejamento da Energisa Mato Grosso do Sul, Antonio Matos, participou da cerimônia representando o Grupo. “Essa premiação reforça que acertamos. Hoje vemos o resultado de um trabalho que além de inovar, vem transformando a realidade de muitas famílias. Fico muito feliz de receber na Inglaterra em nome do Grupo Energisa esse troféu.

Marcelo Vinhaes, presidente da Energisa MS citou as parcerias envolvidas, como Governo do Estado, Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que atuaram lado a lado da Energisa em todas as fases do projeto.