Cidade

Ocorrências relacionadas à Black Friday tiveram aumento, diz Procon

Crescimento foi de 27% em relação ao ano passado

29 NOV 2021 • POR Pedro Molina, com assessoria • 15h56
Reprodução

Ao longo do mês de novembro, período que as empresas geralmente começam a divulgar “ofertas” que antecedem a Black Friday, que ocorreu nessa última sexta-feira dia (26) o Procon - MS observou um aumento de 27% em relação ao ano passado. Foram registradas 117 ocorrências de desrespeito aos consumidores, que quando comparadas com as 92 ocorrências realizadas ano passado.

No levantamento feito com foco nos dois anos, o maior número de reclamações veio de problemas com compras online. Neste quesito o Mercado Pago se destacou com sete ocorrências ano passado e 16 neste ano, seguido da Decolar.com, com 15 registros ano passado e nove neste ano.

Outros fornecedores de produtos também tiveram práticas irregulares no meio virtual, entre estes a 1,2,3 Viagens e Turismo Ltda, Via Varejo e Mercado Livre, que juntos somaram 25 reclamações em 2020 enquanto neste foram 29. Já na parte de venda de produtos de forma presencial, a Magazine Luiza, com 43 ocorrências no mês, supera todas as outras, seguida pelas Casas Bahia com 34.

A lista também conta com diversas outras lojas, com algumas delas sendo as Lojas Americanas, Carrefour, Extra e Pernambucanas.