Cidade

JD1TV: Prefeitura exigirá passaporte sanitário em eventos, avisa Marquinhos

Ação é uma de uma série de medidas no combate a Covid-19

30 NOV 2021 • POR Rosana Lemes e Sarah Chaves • 10h28

Em reunião com técnicos da Saúde sobre estratégias de combate à Covid-19, o prefeito Marquinhos Trad reforçou a necessidade de vacinação como caminho para a capital se tornar referência nacional e falou sobre o passaporte sanitário.

 “A cada dia  as recomendações da OMS trás informações mais graves. Não podemos ser referência nacional com pessoas que não retornaram pra tomar segunda dose. Parece que estamos em zona de conforto, comodismo preocupante. Por favor tomem a segunda dose, mais de 60 mil campo- grandensses acham que estão imunes", disse Marquinhos

A vacinação na população estimada tem 77,93 de vacinados com a primeira dose e 67,925 com a segunda dose 642.928 mil campo-grandenses tomaram a primeira dose ou dose única, 68.783 mil não retornaram para a imunização completa.

O prefeito ainda garantiu que nos próximos grandes ventos da prefeitura, os shows de Natal, Mundo Bita e Patrulha Canina será exigido passaporte sanitário e redução da capacidade máxima de lotação.

As empresas privadas poderão fazer os eventos de final de ano e poderão escolher fazer ou não a exigência do documento que comprova a vacinação, além deter que apresentar um plano um plano de biossegurança com antecedência. “Eu diria que se tivesse dois lugares para ir, um que exige o passaporte e o outro não, eu prefiria ir ao que exige pra levar minha esposa e minhas filhas”, frisou.

Entre os objetivos estipulados pela equipe técnica de saúde da capital está o aumento da cobertura vacinal, plicar dose de reforço para todos os indivíduos adultos, priorizando pessoas acima de 40 anos de idade e reforçar a vigilância laboratorial para detecção precoce de viajantes visando minimizar a disseminação da nova Cepa.