Cidade

Prefeitura inicia obra de revitalização na Avenida Calógeras

Além do recapeamento, a via ainda ganhará ciclovia

30 NOV 2021 • POR Taynara Menezes • 14h30
Divulgação

Foram iniciadas as obras de revitalização da Avenida Calógeras com a implantação do primeiro trecho dos 2.6 metros de drenagem. Ao todo, serão 3,5 km de  recapeamento, abrangendo toda extensão da Calógeras, além da implantação de 1.540 metros de ciclovia, corredor do transporte coletivo e 5 estações de embarque e desembarque.  

A avenida integra o corredor sul do transporte coletivo, ligação do centro da cidade a partir da Avenida Mato Grosso, com o terminal Morenão. As obras estão sendo feitas na pista rente ao muro do Cemitério Santo Antônio não tendo necessidade de interdição do trânsito. 

Após a drenagem, a equipe seguirá para uma quadra abaixo. Serão feitos  157 metros de rede,  entre as ruas Mario Corrêa e João Pedro de Souza. Na sequência, a tubulação subirá a Calógeras, a partir da Avenida Fernando Correa da Costa até a Rua Severino de Queiroz. Neste ponto, subirá um ramal para conexão com a drenagem da 14 de Julho e haverá outro de tubulação entre as ruas das Hortênsias e Liberdade, onde será feito novo ramal para se conectar com outro trecho da drenagem da 14.

No trecho mais central, entre a Afonso Pena e a Maracaju, haverá trechos de drenagem para captar a água que desce das vias transversais.

A Prefeitura ressalta que a ciclovia é para proporcionar mais segurança para quem trafega desde o Aeroporto Internacional, pela ciclovia da  Avenida Duque de Caxias, prosseguir pela da Afonso Pena e, no futuro, chegar até a entrada das Moreninhas, com a ciclovia projetada para a Avenida Costa e Silva que se conectará com a existente na Gury Marques.