Justiça

Qualificações são derrubadas e Cristhiano Luna é condenado a 10 anos de prisão

Ao invés de homicídio qualificado, condenação foi por lesão corporal seguida de morte

1 DEZ 2021 • POR Méri Oliveira • 16h47
Cristhiano deve responder em liberdade por ter um habeas corpus do STF - TJMS

Em júri popular realizado hoje (1º), a defesa de Cristhiano Luna de Almeira conseguiu a condenação de 10 anos, após derrubar as qualificadoras do crime de homicídio pelo qual o réu era acusado, passando a ser lesão corporal seguida de morte, na qual a vítima Jefferson Bruno Gomes Escobar, que era segurança da Valley Pub, morreu após confronto corporal com o acusado. 

Cristhiano recebeu do juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 1ª Vara do Tribunal do Júri a sentença de 8 anos e seis meses de reclusão por lesão corporal seguida de morte; e um ano e seis meses de prisão, com 20 dias-multa pela acusação de injúria racial, cometida contra um garçon da Valley, fato que teria dado início à confusão que terminou com a morte de Brunão. 

Luna deve responder em liberdade, já que tem habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Cristhiano, que afirmou durante o julgamento que se não fosse a mídia, a acusação seria de lesão corporal seguida de morte, informou que vai recorrer da decisão. 

Relembre o caso

Em 2011, Jefferson Bruno Gomes Escobar era segurança na casa noturna Valley Pub, quando teve que retirar Cristhiano de dentro do estabelecimento por importunação contra um garçom. Com isso, houve um embate físico entre "Brunão", como era conhecido, e Cristhiano, culminando com a morte do segurança ainda no local.

Em 2017, Luna foi julgado e condenado a 17 anos e seis meses de prisão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Após recurso da defesa, a pena foi reduzida para 14 anos e 11 meses e, posteriormente, devido a outro recurso que apontou supostas irregularidades, o julgamento foi anulado.