Geral

Jovens viram jogos como válvula de escape na pandemia

Jogadores contaram que games foram uma forma de se conectar com o mundo quando o isolamento foi necessário

9 DEZ 2021 • POR Pedro Molina • 19h12

Durante o novo cenário de isolamento social da pandemia do coronavírus, muitas pessoas procuraram novas formas de se comunicar com o mundo afora, como redes sociais, lives, vídeos, e diversas outras maneiras, mas nenhuma se destacou tanto quanto os games, indo desde jogos de celular e console até os jogos de computador, todos nos mais diferentes gêneros, como terror, FPS (First Person Shoter, mas conhecidos como jogos de tiro em primeira pessoa), fantasia, etc.

Desde o início da pandemia, no ano de 2020, vem se notando um crescimento no número de jogadores em diversas plataformas, como Xbox, PlayStation, Steam, Epic Games e diversas outras, e esse crescimento se manteve constante, com novos jogadores constantemente surgindo, sendo pessoas que nunca jogaram algum jogo antes e viram uma oportunidade de conexão com o mundo afora durante o isolamento ou veteranos do mundo dos jogos que voltaram com o tempo livre extra proporcionado pela pandemia.

Victor Wanderley, 26 anos, contou à reportagem do JD1 Notícias que os jogos tiveram uma importância para sua conexão com o mundo durante esse período.

"Os jogos me ajudaram a me conectar com o mundo através das interações online que tive durante esse tempo de isolamento social, conversando e interagindo com amigos, eles me ajudaram a não me sentir solitário e isolado durante os períodos em que fiquei em casa.", respondeu Victor.

Também jogador, Guilherme Lopes, de 21 anos, comentou que os jogos foram uma distração durante a quarentena e uma forma de manter contato com amigos.

“Bem, eles foram uma forma de entretenimento que me ajudou bastante numa época que obrigou a gente a ficar tanto tempo em quarentena. Uma forma de se conectar com seus amigos já que pessoalmente não era mais uma opção muito viável.”, disse Guilherme.

Já para Lorenzo Borille, de 18 anos, os jogos foram uma espécie de farol de esperança neste momento difícil que vem sendo a pandemia de Covid-19.

“Durante esses tempos difíceis, e especialmente por estar longe da família, os jogos me ajudaram a ver que ainda há esperança, que eu não estou sozinho nessa luta, e com todas as noticias de mortes e pessoas sofrendo na TV, os jogos foram uma porta para um mundo fantasioso na qual eu estivesse seguro, para que eu tivesse menos medo e pudesse me divertir, especialmente com o lançamento do jogo Deltarune, que eu vi que nós podemos passar por esses tempos difíceis e em breve teremos nosso mundo de volta.”, desabafou.

Os jogos ajudaram de diversas maneiras as pessoas durante a pandemia, desde jovens até pessoas mais velhas, servindo como uma válvula de escape para todo o estresse, apreensão e sentimentos negativos que se acumularam durante a pandemia e a quarentena, mostrando novamente a importância que a conexão gerada por esse meio tem para as pessoas.