Cultura

A partir desta quarta, performance aborda questões do amor; entrada é gratuita

11 DEZ 2013 • POR Com informações da assessoria • 09h46
(Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
A partir de hoje (11) até domingo (15), o artista Yan Chaparro apresenta a performance de dança “De tudo fica um pouco” no Movimente Espaço de Danças, em duas sessões por dia - às 19h30 e 21h. O trabalho foi selecionado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012.

“De tudo fica um pouco” acontece em um espaço que remete a um quarto de homem com cama, espelho e objetos do cotidiano. O contato do intérprete-criador com esse ambiente dá origem às cenas, que de certa forma são abertas ao acaso, mas sempre são pautadas pelos dilemas e complexidades amorosos da atualidade.

A performance é uma análise poética das questões atuais do amor, instigadas pelas durezas, fragilidades e dores da persona de um homem “a partir de delírios, fantasias e o corpo com gosto de sangue, este homem se revela na dor e na busca pela liberdade. Um estado sinuoso que concretiza com a carne, o gosto do amor, que não é suave, mas denso, com gosto do sangue entalado na garganta”, expõe o artista.

O intérprete-criador explica que o clima e o contexto concretizam a figura do homem. “Embreado por dilemas do espírito, políticos e do amor, o homem se concretiza. Determina seu destino pelo cheiro dos seus poros, das contradições que impregna cada sentido na busca do que não pode ser alcançado. Sonha, mas fatalmente é envolvido por temores que cortam o seu corpo. Nada faz sentido, tudo é a busca desesperada por aquilo que nem Deus sabe”.

Os espectadores, também no ambiente, são ativos ao espiar a performance – podem escolher e mudar de posição e ângulo. O limite de público é de dez pessoas por sessão. A entrada é gratuita e pode ser agendada antecipadamente pelo telefone 3025-2601 (atendimento até sexta, das 8h às 11h e 14h às 19h).

A construção deste experimento cênico aconteceu a partir de diálogos do intérprete-criador com o diretor Chico Neller sobre o tema. A artista Renata Leoni fez a co-direção. O cenário e os figurinos foram concebidos por Tetê Irie. A trilha sonora inédita foi feita por Jonas Feliz. A dançarina Maria Elvira Machado fez a preparação corporal. A produção é da Arado Cultural (Renata Leoni).

Serviço
O Movimente Espaço de Danças fica na rua Brigadeiro Tobias, nº 956 - Bairro Taquarussu.