Espécie rara e ameaçada de peixe "com mãos" é flagrado em Tasmânia; assista
Em 22 anos, essa é primeira vez que a espécie é avistada no mundo
29 DEZ 2021 • POR Taynara Menezes, com Portal CM7 • 19h56Uma espécie rara de peixe endêmico da Tasmânia foi avistado de forma inédita, pela primeira vez em 22 anos, pesquisadores encontraram o animal nas águas da Reserva Marinha da Tasman Fracture, área de conservação nacional do tamanho da Suíça.
O peixe-mão-rosa(Brachiopsilus dianthus), batizado com esse nome devido as barbatanas em forma de mão usadas para rastejar no fundo do mar, havia sido visto na natureza apenas cinco vezes, e recentemente havia sido listado como ameaçado de extinção.
O último relato antes da nova descoberta data de 1999, quando um mergulhador encontrou o animal em suas explorações subaquáticas na capital Hobart.
O grupo de pesquisadores da Universidade da Tasmânia ficaram felizes com a descoberta realizada através de um robô na costa marinha para examinar corais, lagostas e peixes. Ao examinarem as imagens das gravações, se espantaram ao ver o peixe-mão-rosa nas filmagens.
No vídeo, o animal aparece à direita da tela, atrás de algumas algas marinhas. Ele foi atraído pela câmera que possui uma isca, alvo de disputa de duas lagostas. Assista aqui.