Clima

"Chuvou": MS pode ter tempestade com ventos de até 100 km/h e queda de granizo

Um dos alertas do Inmet tem validade até a manhã de sábado

21 JAN 2022 • POR Brenda Assis • 13h09
Brenda Assis/JD1 Notícias

 Mato Grosso do Sul está com dois novos alertas de tempestade ativos no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (21). A previsão é de que seis municípios do sul do estado sejam atingidos por ventos de até 100 km/h.

De acordo com o instituto, o alerta laranja – de tempestade – vai atingir a região sul e pode ter chuva de até 60 mm/dia e ventos que podem alcançar os 100km/h, tendo ainda o risco de queda de granizo. Existe grande possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As cidades são Batayporã, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquearussu.

O segundo aviso, o alerta amarelo – de chuvas intensas – atinge 41 cidades, incluindo a Capital, Campo Grande. Ele é valido até a manhã de sábado. A previsão é de chuvas que podem a chegar a 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, alem do risco de queda de granizo em algumas localidades.

O risco de corte de energia é baixo, assim como o de estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

As instruções de segurança do Inmet, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e evite utilizar aparelhos ligados na rede elétrica.

Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil no número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo número 193.