Saúde

Em uma semana de campanha, mais de 15 mil crianças se vacinaram em MS

Esse número equivale a 5% do público estimado, que é 301.026 crianças

22 JAN 2022 • POR Taynara Menezes • 11h28
No dia 15 de janeiro todo o Estado iniciou a imunização nas crianças - Foto: Edemir Rodrigues

Há uma semana a vacinação contra a covid-19 para as crianças se tornava realidade em Mato Grosso do Sul. A camapanha iniciou imunizando os menores de 5 a 11 anos e segundo os dados do “Vacinômetro”, já foram mais de 15 mil doses aplicadas nos 79 municípios, que equivale a 5% do público estimado, que é 301.026 crianças.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), insiste na vacinação das crianças e destaca que é mais uma ferramenta importante para conter a pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Através de uma Resolução, a SES autorizou os municípios a vacinar as crianças, sem exigência de pedido médico, seguindo a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esta posição foi elogiada pelos gestores e autoridades de saúde de diferentes cidades do Estado.  

O primeiro lote com 18.300 doses de vacinas pediátricas da Pfizer, chegou no dia 14 de janeiro, no final do dia. Elas foram distribuídas aos municípios, que no sábado (15) começaram a vacinação nas cidades. A prioridade foi para crianças de 5 a 11 anos indígenas, quilombolas ou com comorbidades. Cada cidade organizou o calendário de forma decrescente, começando pelos 11 anos. O segundo lote foi entregue na terça-feira (18). 

Segundo os dados do “Vacinômetro”, já são mais de 15 mil doses aplicadas nesta faixa etária no Estado, o que equivale a 5% do público estimado, que é 301.026 crianças. As doses enviadas para esta imunização são específicas para este público.