Clima

JD1TV: Chuva "dá as caras" em alguns bairros da capital

São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte nos próximos dias no Estado

25 JAN 2022 • POR Sarah Chaves • 12h30

Com previsão de mudanças climáticas que trarão mais chuvas a partir desta quarta-feira (26), algumas regiões da capital já viram a primeira água nesta manhã, mesmo assim calor segue intenso nesta terça-feira (25).

Uma chuva forte atingiu a região do Bairro Oliveira, conforme imagens enviadas à redação do JD1 Notícias, mas por pouco tempo. No Los Angeles, Tijuca e no centro da cidade chuva com ventanias também foram relatadas. Em alguns bairros como Jardim Paulista e Santa Fé o tempo fechou, mas não choveu.

Assim como vem ocorrendo nos últimos dias, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) não descarta a possibilidade de pancadas de chuvas e tempestades isoladas devido ao aquecimento diurno, uma condição típica do verão. 

As temperaturas podem registrar mínima entre 23°C e máxima de 33°C em Campo Grande. São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo a partir de amanhã. 

Essas condições, segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, ocorrem devido ao avanço do cavado frontal, aliado a passagem de perturbações atmosféricas, aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade. “Além disso, a aproximação e o avanço de uma frente fria favorecerá a formação de instabilidades no estado e um alívio nos dias quentes e secos”.