Política

Reinaldo vai ao Rio para definir venda da UFN3 e destino do Aquário

Em relação a UFN3, os representantes do Estado terão uma reunião com o presidente da estatal

26 JAN 2022 • POR Rosana Lemes • 08h55
Fotos: Chico Ribeiro
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinado Azambuja, o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel e o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) Jaime Verruck viajam hoje (26) para o Rio de Janeiro. A viagem tem como objetivo buscar solução para a retomada da conclusão da obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III da Petrobras (UFN3). Os dois também vão em busca de uma definição sobre a concessão do Aquário do Pantanal.
 
Em relação a UFN3, os representantes do Estado terão uma reunião com o presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna e diretoria da empresa para tratar do assunto.
 
Localizado em Três Lagoas, o empreendimento está orçado em mais de R$ 3 bilhões e foi paralisado em dezembro de 2014. Desde então a Petrobrás busca a venda do ativo.
 
O governador Reinaldo Azambuja destaca a necessidade de se obter avanços na retomada da negociação de venda. "A obra é estratégica para o desenvolvimento do Estado, da geração de emprego e renda no município. Além disso, existe a possibilidade de autossuficiência na produção de fertilizantes com a fábrica operando, diante dos problemas de abastecimento verificados no ano passado", salientou.
 
Segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o Governo do Estado pretende cobrar uma solução para a retomada do empreendimento. "É um ativo que faz muita falta, não só ao Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil, tendo em vista que a planta de Três Lagoas poderia absorver as demandas do agro e adicionar a produção de nitrogenados à agricultura".
 
Em relação ao Aquário do Pantanal, a equipe do governo irá se reunir com a diretoria do Grupo com o objetivo de discutir a questão da obra. O intuito principal da viagem é validar ou não o contrato de concessão.
 
Se os aditivos ao contrato não forem definidos, Mato Grosso do Sul poderá assumir a administração até que uma nova empresa interessada passe a administrar a obra. O governo pretende inaugurar o Aquário até o final de março.