Polícia

Na PF Soraya leva laudo que mostra montagem em áudio contra Tereza Cristina

Perícia acusa 15 adulterações e montagens em áudio que "surgiu" na internet

26 JAN 2022 • POR Camila Farias e Rosana Lemes • 11h33
Imagem Rosana Lemes

A senadora Saraya Thronicke (PSL-MS), esteve presente na sede da Polícia Federal nesta quarta-feira (26), para protocolar o laudo da perícia que comprovariam que ela “foi vítima de fake news”.

No Ofício protocolado mostra o que material passou por perícia e foi constatado a manipulação do áudio que circulou. “Diante de todo exposto concluiu este signatário que através dos exames técnicos realizados confirma-se que o arquivo multimídia NÃO É FIDEDIGNO, pois há 15 (quinze) pontos de edições constatados, registrando supressões de falas, respirações, sílabas, além de outras anomalias”, diz o ofício que o JD1 Notícias teve acesso.

De acordo com a senadora os áudios que constavam no vídeo se tratavam de um verdadeiro “Frankenstein”, pois eram diversas montagens de falas que foram tiradas de contesto e colocadas de forma falsa. 

“Eu dei inicio como indícios muito graves de materialidade, indícios irrefutáveis, dentro de 1’42” de áudio, tem já de cara identificados  15 manipulações diferentes, de áudios de outra pessoas e de palavras minhas retiradas de vários momentos e contextos diferentes”, declarou Soraya.

Ela afirma ainda que toda sua equipe e funcionários já colocou os celulares a disposição da Polícia Federal para possíveis identificações e que além da PF, já foi protocolado também para a PGR. 

A parlamentar destacou ainda a preocupação com a violência contra a mulher na política e afirmou que as mulheres estão sendo vítimas de terrorismo cibernético e que vê nessa situação indícios de uma forte violação da Lei 14.192 que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

“Estão querendo nos diminuir, colocar uma contra a outra. A ministra Tereza Cristina é uma mulher inteligente, uma pessoa capacitada e não vai levar em consideração esse tipo de fofoca”, afirma a senadora.

Veja aqui o laudo completo.

Ouça o áudio.