Saúde

Queiroga incentiva pais a vacinarem seus filhos contra a Covid

Somente 15% da população de crianças de 5 a 11 anos tomou a primeira dose da vacina

8 FEV 2022 • POR Pedro Molina com informações da Agência Brasil • 15h53
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga - Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Na manhã desta terça-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que, mais de 50 dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso e aplicação da primeira vacina contra Covid de uso infantil, somente 15% da população infantil entre 5 e 11 anos tomou a primeira dose.

Segundo o ministro, o governo federal vem trabalhando não só para garantir que as vacinas cheguem aos estados e municípios, mas para também acalmar pais e responsáveis e assegura-los a eficácia e segurança da vacina infantil.

Quando confrontado sobre ter auxiliado a retardar o início da vacinação infantil ao realizar consulta e audiência públicas, Queiroga cobrou mais empenho por parte dos estados e municípios.

Perguntado sobre o medo de alguns pais, Queiroga disse que seria preciso ouvi-los para entender o porquê da resistência em vacinar os filhos, conforme recomendam as autoridades sanitárias e as entidades médicas.

“Temos procurado fazer a nossa parte, esclarecendo a população acerca de todas as implicações relativas à vacinação em todas as faixas etárias, acompanhando eventos adversos”, disse o ministro. Porém, ele não deu detalhes sobre quais efeitos adversos ele se referia.