Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Opinião

As Redes Sociais como um recurso para a Aprendizagem

18 julho 2013 - 00h00Naiana Kubota
O avanço da tecnologia nos possibilita que estejamos conectados à Internet cada vez mais, o que nos traz vários benefícios. Entre eles, destaca-se a interação das pessoas em longa distância, por meio das famosas Redes Sociais. E como utilizar esse meio de comunicação em prol da educação?

Educadores encontram nas redes sociais a interação com os alunos, não deixando de lado os objetivos pedagógicos. As Redes Sociais nos auxiliam para sabermos quais os interesses dos alunos, o que facilita muito o preparo dos conteúdos ministrados, aguçando o interesse e a participação de todos.

Ao utilizar as Redes Sociais, possibilitamos que os alunos encontrem o conhecimento fora do ambiente da sala de aula, interagindo com seus colegas e professores num ambiente em que ele busca compartilhar o que sabe. É claro que não basta utilizar a rede social, é preciso fazer com que o aluno reflita e adquira conhecimento da matéria.

Para isso, é importante que os educadores tenham formação complementar, oferecendo subsídios pedagógicos aliados às Tecnologias da Informação. Por meio de capacitações, os professores estão mais aptos e preparados para lidar com as ferramentas tecnológicas, sabendo utilizá-las de forma adequada à necessidade da comunidade na qual estão inseridos.

Muitas vezes, os alunos têm contato com a tecnologia e não sabem tirar proveito dessas novas ferramentas. Sendo assim, os educadores têm a oportunidade de oferecer conhecimento por meio de algo que eles estimam conhecer. Utilizar as Redes Sociais na educação influencia no aprendizado dos alunos, pois muitos apenas a utilizam para jogos, deixando de adquirir algo que realmente faça sentido em suas vidas.

Para concluir, registro o relato da professora de matemática Miriam Dias, com licenciatura pela USP, que atua na rede municipal de ensino de Caçapava. A experiência dela como educadora pode servir de estímulo a muitos outros professores que podem fazer uso das novas formas de comunicação para estimular seus alunos a aprender mais e melhor.

"Este ano foi a primeira vez que utilizei as redes sociais no ensino público, na escola Edmir Viana. Desenvolvemos um blog onde os alunos e responsáveis poderiam ter acesso às datas e conteúdos de provas e trabalhos e onde também poderiam ser postados os melhores trabalhos dos alunos, realizados com o apoio da informática educacional. A experiência foi muito boa, pois estimulou os alunos a trabalharem nos temas das aulas com mais empenho para fazer do seu trabalho o melhor desenvolvido e vê-lo postado no blog. E a parte mantida por mim (professora) com as datas de provas e trabalhos foi um começo para evitar que os alunos deixassem de fazer as atividades por esquecerem ou por não estarem sabendo das entregas, quando faltavam à aula. É uma maneira também dos responsáveis acompanharem as atividades do aluno. Além disso, o mais interessante foi que o meio virtual proporcionou um caminho para alguns alunos que eram muito tímidos ou que não costumavam participar em sala de aula tirarem suas dúvidas ou deixarem comentários. O projeto ainda precisa ser aprimorado, ampliado e desenvolvido com mais tempo, mas já foi uma experiência gratificante", destaca a educadora de Caçapava.

Naiana Kubota - Graduada em Pedagogia e atua na Empresa Planeta Educação em Caçapava, São Paulo.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
Desinformação eleitoral e inteligência artificial: os novos limites da liberdade de expressão
Bosco Martins, jornalista e escritor
Opinião
Opinião: 'O Agente Secreto' e a sensação de 'já acabou?'
Imagem ilustrativa
Opinião
OPINIÃO - MS Cannabis: ciência, futuro e oportunidade
Foto: Fernando Donasci/MMA
Opinião
Opinião - COP30: Um chamado global que começa em cada gesto nosso
Eles voltavam da escola
Polícia
VÍDEO: Motorista atropela duas crianças e foge sem prestar socorro em Três Lagoas
Sistema do TJMS -
Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS
Ilustrativa
Opinião
OPINIÃO: O novo desafio da educação
Corpos em área de mata foram levados para a praça da comunidade
Justiça
Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
OPINIÃO: Fidelidade partidária e os novos contornos para 2026
Queimadas em Mato Grosso do Sul caem mais de 90% no Pantanal
Opinião
OPINIÃO: Cerrado ferido, Pantanal em respiro: o que dizem as chamas que se apagam

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Damião foi morto a golpes de faca
Polícia
Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim
Diretor da ACICG afirma que situação tem impacto direto na segurança da população.
Cidade
GCM de Campo Grande enfrenta perdas salariais e condições precárias de trabalho