PolÃticas públicas eficientes para o uso do transporte coletivo, incentivos para a fabricação de carros com energia limpa são necessários, mas cada um pode contribuir enquanto essas medidas não são universalizadas e podem ser usufruÃdas por todos com qualidade. Criado como uma forma de repensar o trânsito nas cidades, o ecodriving (conduzir de maneira responsável) mostra como nossas escolhas impactam na geração de poluição enquanto dirigimos.
Para dirigir com responsabilidade, é preciso avaliar as escolhas tomadas pensando no impacto conjunto. Ao decidir qual veÃculo usar, opte pelo mais adequado à sua real necessidade. Se você não percorre trechos longos, não compartilha o carro com outro usuário, o mais sustentável é usar um carro compacto, que implica em menor gasto de combustÃvel.
A escolha por combustÃveis de confiança também é importante. Ao priorizar postos de gasolina conhecidos ou vistoriados, o motorista evita a queima de produtos adulterados, que além de reduzir o desempenho do motor, deixam mais resÃduos no ambiente.
Não é apenas a queima de combustÃvel que polui o ambiente, o desgaste das pastilhas de freio gera resÃduos altamente tóxicos. Utilize o menos possÃvel o freio, observe o tráfego, se o sinal está vermelho, não acelere para chegar próximo ao sinaleiro, frear e depois arrancar. Manter a velocidade baixa e parar lentamente o carro gerará menor gasto com combustÃvel e menor desgaste das pastilhas.
Antes de sair, consulte um sistema de navegação e verifique como está o trajeto para evitar as vias congestionadas. Evite horários de pico: sair mais cedo pode ser uma forma simples de ganhar tempo.
Antecipe-se! Não conte com a reação, o motorista pode aumentar as possibilidades de ação com uma distância adequada entre os veÃculos. Mantenha uma velocidade constante e leia o trânsito ao seu redor, considerando as situações que acontecem e especificações dos veÃculos.
Mantenha os pneus calibrados, a pressão correta ajuda a economizar combustÃvel; reduza as cargas desnecessárias; se for parar o carro para aguardar alguém, desligue-o, é mais econômico; utilize ar condicionado e outros equipamentos elétricos quando realmente necessário. Podem parecer apenas detalhes, mas diariamente tornam o veÃculo e seu consumo menos eficientes. Não é preciso muito esforço para praticar o ecodriving. A redução dos gastos com combustÃveis e dos poluentes causados pelo veÃculo dependem dos seus hábitos.
Luiz Gustavo Campos - diretor da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana pela PUC-PR.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Opinião
OPINIÃO: Igualdade de gênero ou utopia?

Opinião
OPINIÃO: Direito de propriedade, próximo desafio de Lula

Opinião
OPINIÃO: As possÃveis consequências do PL que visa a alteração da lei de violência doméstica

Opinião
OPINIÃO - Chuvas: Tragédia repetida e previsÃvel

Opinião
OPINIÃO: Prints de conversa no Whatsapp tem validade em processos criminais?

Opinião
OPINIÃO: Sobre a construção do Palácio da Justiça do TJMS

Opinião
OPINIÃO: Os egos enlouquecidos

Opinião
OPINIÃO: Expectativa e Realidade

Opinião