Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Opinião

Onde está o tempo que você perde tempo procurando

09 agosto 2014 - 00h00Rodrigo Cazelli
Você pode estar se perguntando por que não tenho mais tempo como antes, como os dias tem passado rápido demais, por que não estou conseguindo fazer todas as minhas tarefas. Como conciliar vida profissional com lazer e família?

É certo que cada vez mais nos parece que os dias tem menos horas que realmente os tem, o principal fator dessa análise é chegar ao fim do dia e perceber que ficou muita coisa há se fazer. Os profissionais tem cada dia mais atribuições dentro das organizações e a pressão para atingir resultados positivos aumenta da mesma forma que aumenta a ansiedade e a desmotivação. É nesse ponto que ao passar dos dias não percebemos a queda do nível motivacional dos profissionais e das equipes, isso tudo reflete na relação familiar e principalmente na relação consigo mesmo.

Mas será possível uma conciliação entre todos os afazeres e ter uma vida social ativa e uma convivência familiar adequada?  

Programação mental
O cérebro funciona com janelas de conhecimento, toda vez que se diz que não há tempo, o cérebro cria um padrão de realidade e não importa o que faça sempre acreditará que não tem tempo. Faça a experiência de mudar o discurso durante alguns dias, tenho o tempo necessário para desenvolver tudo aquilo que é importante.

Faça um tempo para você
Não ter tempo para você, faz com que toda a sua energia motivacional seja extraída rapidamente no seu dia a dia, é como um tanque de combustível de um veículo que gasta toda sua capacidade antes mesmo de chegar ao destino. Procure atividades que lhe agrade, esporte, meditação uma simples conversa informal. Faça você também parte de sua agenda diária.

Saia da zona de conforto
Busque fazer o seu trabalho de forma mais diferenciada e eficaz. Perdemos muito tempo fazendo as mesmas coisas da mesma forma. Busque a diferenciação e produtividade (fazer mais com menos), acredite que é capaz de fazer mais sempre.

Mantendo o foco
Foco é fator primordial nas atividades, estabeleça as prioridades do dia, da semana e assim por diante e avalie se está sendo mantido o foco durante todo o dia. Se colocar à disposição de várias atividades e obrigações resulta numa inconsistência de foco destorcendo os objetivos, não permitindo o cumprimento de tudo o que foi proposto. Isso causa um transtorno no fim do dia quando se avalia os resultados e se observa que pouco ou quase nada foi realmente começado e terminado adequadamente.

Listagens que auxiliam
Faça em uma folha de papel uma divisão no meio e escreva as atividades do dia dividindo-as em importantes e urgentes. As importantes do lado esquerdo da folha e as urgentes do lado direito.

Importante são aquelas que traz resultados relevantes no seu dia a dia, resultados de curto, médio e longo prazo. Essas atividades nunca são urgentes, uma tarefa pode se tornar urgente se não for cumprida no tempo previsto.

Urgentes são aquelas atividades as quais o tempo está curto ou esgotado. São exigência que chegam em cima da hora, por terem sido esquecidas ou não planejadas, clientes que apresentam problemas, esses são alguns exemplos.

Fuja de atividades circunstanciais
atividades desnecessárias ou excessivas. Atividades que não vão de encontro som seus objetivos (uso exagerado da internet, reuniões sem propósito, e-mail que vinculam brincadeira, muitas saídas para café e conversas paralelas.

Faça do seu tempo o maior tesouro que existe, nele você pode sonhar, planejar e executar seus projetos, ouse fazer diferente, passe a ser aliado do tempo, proporcione a si mesmo a condição perfeita de fazer tudo o que deseja no tempo presente pois é certo que só existimos no hoje.

Rodrigo Cazelli - Especialista em Administração de  Marketing e Propaganda.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta