Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Opinião

OPINIÃO: Inteligência Artificial e a transformação da sociedade

19 maio 2023 - 17h09Diego Ferreira

Já percebeu que a presença da Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais evidente em nossas vidas? Assistentes virtuais, reconhecimento facial, sistemas de GPS e até mesmo a previsão do tempo são alguns exemplos de como essa tecnologia está inserida no nosso dia a dia.

De forma bem resumida, a Inteligência Artificial nada mais é do que um sistema que pode aprender com a experiência, raciocinar e interagir com seres humanos em linguagem natural e de forma semelhante à inteligência humana.

É fato que essa tecnologia já está trazendo inúmeras aplicações e benefícios para as nossas vidas, mas ela também promete otimizar o cotidiano das empresas e da gestão pública. Te adianto que isso já está acontecendo! Quer saber mais? Continue lendo que vou te explicar tudo:

As empresas, por exemplo, têm adotado a IA para simplificar processos, trabalhar com grandes volumes de dados e identificar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão.

Já os chatbots têm sido amplamente utilizados no atendimento ao cliente, enquanto a área financeira se beneficia da capacidade de processar e analisar grandes quantidades de informações.

Toda a automação de processos, melhoria da eficiência, assistência na tomada de decisões e prevenção de erros humanos são apenas algumas das contribuições da IA para empresas e que também podem ser inseridas na administração pública.

Outra oportunidade para o governo utilizar essa tecnologia é na solução de problemas complexos, como doenças, mudanças climáticas e desigualdades sociais.

Podemos utilizar o Brasil como exemplo dessas utilizações! A gestão pública brasileira já está se beneficiando do uso dessa tecnologia, trazendo resultados positivos em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.

Com a inteligência artificial, podem ser analisados e monitorados a qualidade dos serviços públicos, como transporte, saneamento básico e segurança, além de identificar áreas de risco e prevenir enchentes, por exemplo.

A IA também ajuda no combate a fraudes, automatização de tarefas e otimização de processos, aprimorando o desenvolvimento de serviços e tornando os processos mais ágeis e transparentes.

E o fututo da IA é ainda mais promissor na gestão pública. De acordo com os índices de Oxford Insights e do International Development Research Center, estima-se que as tecnologias de IA possam adicionar incríveis US$ 15 trilhões à economia global até 2030, tornando-se um importante agente de transformação nos governos de todo o mundo.

Como gestor em uma empresa que desenvolve softwares para o governo, é animador testemunhar como a Inteligência Artificial pode revolucionar o setor público.

Posso afirmar que estamos vivendo em uma era em que a inovação tecnológica desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais eficiente e inteligente.

Por isso, é importante que estejamos preparados para abraçar e explorar plenamente o potencial da IA, para que possamos continuar impulsionando o progresso e trazendo benefícios significativos para a sociedade como um todo.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta