Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Opinião

OPINIÃO: NADA DE NOVO NO FRONT

01 julho 2022 - 15h00Sergio Maydana    atualizado em 01/07/2022 às 20h04

Parodiando o título do livro do alemão, Erich Remarque, a eleição presidencial vindoura a menos de 100 dias, e nada vislumbra de novo. De um lado os sectários petistas acreditando que Lula é inocente e o juiz é o bandido. De outro lado, os secretários seguidores de Jair acreditando que ele é melhor entre todos, honesto e autentico.

Na rabeira, e pouco visualizados pela mídia corre por fora Ciro Gomes, Simone Tebet e outros. Mas o debate é polarizado entre “o bem x o mal” somente em palavras frouxas, sem nenhum plano de futuro.

Oxalá se discutissem que precisamos ter uma melhora na saúde, cuja pandemia demonstrou ser o Estado brasileiro péssimo neste item. Ou que passamos a discutir e implementar a malha ferroviária urgente, já que a Petrobras resolveu ser multinacional e não nacional, colocando o preço dos combustíveis igual aos países de primeiro mundo, atravancando o progresso.

E por que não discutimos a matriz energética com aumento e incentivos para a energia solar e eólica? Não! Estamos discutindo conversinhas de buteco, conversinha de malandro, de gente sem futuro. Então eu pergunto: E a fome? Alguém já traçou um plano para diminuir a fome? Um país campeão em produção agrícola com um povo passando fome é vergonhoso. Mas os “cabeção” da política só pensam em falar bonito para o povo, com palavras vazias.

E vou mais além: qual é a razão do cidadão pagar 50% de imposto ao governo na compra de um carro ou automóvel? Isto é uma afronta ao bem estar social, ao povo em si. Entra governo e sai governo, a porcaria é a mesma, somente pensam em “se arrumar” e tirar vantagens do erário, pouco ligando para o principal capital de um país: o povo!

Poderíamos ter políticos conscientes de seu papel social que lutassem para as fábricas produzirem carros mais econômicos, pois o objetivo é poluir menos o planeta. Desde que em entendo por gente que os carros com motor 1.6, 1.8 ou 2.0 fazem de 6 a 8 quilometros por litro, não existe nenhum programa de exigência para que as montadoras fabriquem carros mais econômicos (ainda é muito tímido as montadoras neste quesito). Enquanto o mundo projeta a venda de carros elétricos, aqui no Brasil encarecem a energia ao preço de primeiro mundo, quando a renda é de quarto mundo, e ninguém quer debater este tema (que se dane o povo, né!), inviabilizando o carro elétrico.

Estes são alguns dos temas urgentes que vejo, e não existe nenhuma discussão, existem diversos outros temas que podem melhorar o país, mas, não existe debate nem para o principal, quiçá para outros, é só a dicotomia: Lula ladrão x Bozo genocida! Não tenho muito otimismo com o futuro do Brasil.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow