Em uma operação na área rural do município de Alcinópolis, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Costa Rica, conseguiram prender na noite de quinta-feira (24) um criador de aves, que realizava a captura ilegal de pássaros que estão na lista de extinção.
Quando os policiais realizavam uma fiscalização na estrada conhecida como Transmac, entre Alcinópolis e o assentamento Santa Fé, durante abordagem a um motociclista, os agentes encontraram dentro de sua mochila uma rede especial para captura de aves. Na revista pessoal, foram encontrados dois pássaros da espécie bicudos [em extinção], que estavam escondidos dentro da cueca do infrator, envoltos por uma meia. Uma das aves estava morta, devido a forma de transporte.
O infrator de 47 anos, que mora em Alcinópolis, criador de aves autorizado pelo órgão ambiental, foi preso em flagrante por caça ilegal e maus-tratos a animais, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Alcinópolis e a motocicleta e seus petrechos apreendidos.
Pelo crime ambiental de maus-tratos, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção e, pela caça de animal silvestre em extinção, de seis meses a um ano e meio de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 12 mil.