O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN/MS) a adoção de medidas urgentes para alterar o protocolo de transferências de internos entre unidades prisionais. A principal mudança solicitada é que os pertences dos reeducandos, especialmente medicamentos de uso contínuo, acompanhem os transferidos.
De acordo com o MPMS, há registros de internos sendo transferidos sem seus remédios, o que prejudica a continuidade dos tratamentos de saúde. Esse problema se agrava porque a medicação controlada, uma vez prescrita, enfrenta dificuldades para ser novamente dispensada ou reposta.
A recomendação foi assinada pela promotora Jiskia Sandri Trentin, da 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. Ela destacou que essa prática tem persistido nas transferências e gera prejuízo tanto à assistência à saúde dos internos quanto aos cofres públicos, já que os medicamentos deixados nas unidades de origem acabam inutilizados, gerando novos gastos para reposição.
A AGEPEN/MS, presidida pelo diretor Rodrigo Rossi Maiorchini, tem um prazo de 15 dias para responder, por escrito, sobre o atendimento ou não da recomendação, informando as providências já tomadas ou apresentando um cronograma de ações futuras, caso decida acatar a orientação. A promotora também determinou que a recomendação seja divulgada de forma adequada e imediata.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com sinais de atropelamento, idosa é encontrada morta às margens de rodovia em MS

Homem é preso por dopar a filha de 14 anos com 'pó branco' antes de estupro na Capital

Mulher ameaça explodir a casa do ex durante briga em Dourados

Após desaparecer em Campo Grande, Ewanderson volta para casa: 'Ele chegou e está bem'

Homem que oferecia dinheiro e presentes para estuprar sobrinha é preso em Três Lagoas

PolÃcia prende dois por homicÃdio e ocultação de cadáver após jovem ser morta em MS

Viu o Ewanderson? Trabalhador some ao sair do serviço em Campo Grande

Mulher é derrubada por ladrões durante assalto em aldeia de Dourados

TJMS mantém pena de ex-PM envolvido em esquema de contrabando
