Menu
Busca sábado, 24 de setembro de 2022
(67) 99647-9098
SENAI - matriculas setembro 22
Polícia

PMA inicia hoje operação Bocaiúva contra tráfico de aves em MS

Em agosto é o período de reprodução do papagaio, arara, entre outros animais silvestres que são as principais vítimas dos traficantes

10 agosto 2022 - 10h44Taynara Menezes

Pelo quarto ano consecutivo, a PMA (Polícia Militar Ambiental) incia nesta quarta-feira (10) a operação Bocaiúva contra tráfico de aves em Mato Grosso do Sul. Em agosto começa a reprodução do papagaio, arara, periquitos, maritacas e demais psitacídeos e várias outras espécies de aves, com isso, a equipe realiza a operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio, que é o mais procurado pelos traficantes.

A “Operação Bocaiúva” terá reforço maior nos municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

Que além da PMA estadual, receberão reforços de outras regiões, no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, onde o problema maior é o tráfico de papagaio.

Anos anteriores 

A operação deste ano continua em razão dos resultados positivos na prevenção ocorridos nas operações anteriores, quando houve redução dos papagaios apreendidos, 180 em 2019 e apenas sete papagaios em 2020, uma redução de 94%, apesar de a mesma quantidade de traficantes presos. Em 2021 houve um aumento, quando foram apreendidos 223 papagaios, porém, em uma única prisão com um casal paranaense e, mesmo assim, abaixo da média de anos anteriores à operação.

Isso indica que os infratores estão sendo detidos sem que consigam retirar grande quantidade de animais. Além disso, não foram registradas apreensões no estado de São Paulo de animais, para onde eles são destinados com mais frequência, saídos do Mato Grosso do Sul, diferentemente de outros anos.

Nesta operação, com objetivo principal a evitar a retirada de filhotes, ninhos são monitorados e as saídas do Estado são fechadas com bloqueios, especialmente, as saídas para o estado de São Paulo, que é o destino principal registrado dos filhotes de papagaios traficados em Mato Grosso do Sul. O período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, pois é o período reprodutivo dos papagaios que é o animal mais traficado no Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Justiça aceita denúncia contra José Dumont por armazenar p0rnografia infantil
Polícia
Dentro de 24h, quatro foragidos são presos em Dourados
Polícia
Mulher leva paulada na cabeça em briga de bar após criticar Bolsonaro
Polícia
Autor de feminicídio no Corcovado morreu como 'desconhecido' no hospital
Polícia
Policial atropela motociclista e recusa teste de bafômetro na Capital
Polícia
Autor de feminicidio no Corcovado ateou fogo no carro antes de acidente na BR-163
Polícia
Só no débito! Trio aborda motorista e usam maquina de cartão para roubo na Capital
Polícia
Mulher quase teve pescoço decepado por ex-marido no Corcovado
Polícia
Autor de feminicídio no Jardim Corcovado provocou grave acidente na BR-163
Polícia
JD1TV: Ex-marido esfaqueia mulher até a morte no Jardim Corcovado

Mais Lidas

Geral
Saiba quem vai disputar lista sêxtupla da OAB
Polícia
Autor de feminicídio no Jardim Corcovado provocou grave acidente na BR-163
Polícia
JD1TV: Ex-marido esfaqueia mulher até a morte no Jardim Corcovado
Polícia
Mulher quase teve pescoço decepado por ex-marido no Corcovado