A operação “Adolescência Segura”, deflagrada nacionalmente na manhã desta terça-feira (15) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul. No estado, as equipes do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), foram responsáveis por dar cumprimento as ordens judiciais.
A ação teve como alvo uma organização criminosa que atuava no ambiente virtual promovendo extremismo, automutilação, aliciamento e incitação à violência entre adolescentes.
A operação foi deflagrada simultaneamente em sete estados brasileiros e contou com a coordenação da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DIOPI/SENASP/MJSP), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB. Em Mato Grosso do Sul, o DRACCO executou as medidas judiciais com o suporte técnico do Núcleo de Computação Forense do Instituto de Criminalística, responsável pela apreensão e início da análise de provas digitais.
Ao todo, foram cumpridos cerca de 20 mandados de busca e apreensão, com o registro de duas prisões temporárias de adultos e sete internações provisórias de adolescentes, em ações realizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Segundo as investigações, o grupo atuava em plataformas criptografadas como Discord e Telegram, além de redes sociais, para atrair jovens vulneráveis e incentivá-los à prática de automutilação, maus-tratos a animais, propagação de discursos de ódio e sugestões de atos violentos. Os participantes mais ativos recebiam recompensas simbólicas como estímulo para a continuação dos crimes.
Os investigados poderão responder por associação criminosa, indução ou instigação à automutilação, maus-tratos a animais e outros crimes, cujas penas somadas ultrapassam 10 anos de prisão.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso por abusar de enteada com deficiência mental

Homem é preso por invadir hospital e ameaçar ex-companheira grávida em Chapadão do Sul

Dupla é presa em flagrante por furtar loja de construção no Jardim Leblon

JD1TV: Onça que matou caseiro rosna para câmeras ao chegar ao CRAS

Morte de bebê que comeu granola de encomenda sem remetente é investigada

Escândalo no INSS: AGU promete ação para recuperar bilhões desviados

JD1TV: Em 1h, PRF faz transporte de urgência de órgãos para Campo Grande

JD1TV: Onça que matou 'Jorginho' é capturada e ficará no CRAS de Campo Grande

Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando
