Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Polícia

Polícia investiga creche acusada de maus-tratos

Instituição particular que cobra em torno de R$ 3 mil mensalmente, nega as acusações

09 março 2020 - 14h12Sarah Chaves, com informações do G1    atualizado em 09/03/2020 às 15h45

A escola infantil, Casa da Vovó será insvestigada pela Polícia Civil de São Paulo, após denúncias de pais de crianças que alegam que os filhos sofrem maus-tratos na creche em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

Mesmo com a negativa da instituição, um documento entregue à polícia por pais de ex-aluno aponta que 23 crianças foram vítimas de agressões físicas e verbais. Há também vídeos feitos por ex-funcionários com registros dos maus-tratos.

A denúncia foi feita pelos pais de uma criança de 1 ano e 6 meses que frequentou a escola durante 10 dias. A família afirma que reuniu relatos de outros pais de crianças que frequentaram o local e conversas com ex-funcionários. Segundo a família, a mensalidade custa em torno de R$ 3 mil.

Na semana passada, a família apresentou ao delegado do 14° Distrito Policial, uma representação criminal contra a diretora e duas educadoras pedagógicas da creche. A família denunciou agressões físicas e verbais como beliscões, apertar o olho da criança quando ela não queria dormir, castigos em pé durante horas em um local isolado e fechado, obrigar a criança a comer e jogá-lo embaixo do chuveiro gelado, com roupa, enquanto chorava.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) confirmou ao G1, a denúncia e disse que o delegado responsável pelo caso já intimou testemunhas para prestarem depoimento.

Em nota, a escola disse que as imagens divulgadas "não representam em absoluto a filosofia de acolhimento e afetividade" da escola, onde não cabe "nenhuma tolerância a maus-tratos. Todas as providências cabíveis foram tomadas, até o mesmo o afastamento da funcionária, com o objetivo de manter a sua segurança e de todos que estão envolvidos nesse caso".

A direção da instituição diz estar "em processo de revisão dos procedimentos internos" e afirma que um grupo de mães fez um abaixo-assinado defendendo a escola. A reportagem do G1 recebeu o telefonema de uma delas confirmando a informação.

O advogado da família que denunciou o caso, Miguel Silva, conta que além do menino, outras criança que frequentavam a escola eram submetidas "a sessões de tortura" por parte da diretora e das coordenadoras pedagógicas, "inclusive com arremesso de água gelada na face das crianças, impondo aos menores um verdadeiro circo de horrores".

"Meu filho ficou 10 dias na escolinha e passou a apresentar um comportamento estranho. Até hoje, ele não come de colher, só quer comer com as mãos. Logo nos primeiros dias que ele esteve na escola, passou a chorar a toda hora, ter medo e não querer dormir à noite sem a luz ligada. Achei estranho e resolvi tirar ele da escola", disse a assistente social Andréia Souza, responsável pela denúncia.

"Ele voltava para casa com uma nova roupa, trocada, e a roupa que ele havia usado, mandavam em um saco plástico, molhada. Ia na escola e perguntava o que houve e me respondiam que ele havia 'feito cocô'. Mas a roupa molhada estava limpa! Neste ano, um ex-professor me procurou contando o que faziam, que colocavam as crianças no chuveiro gelado quando choravam", acrescentou Andréia

"A gente paga caro e coloca nas mãos de pessoas que acreditamos ser idôneas nossos filhos, achando que serão bem-tratados. A escola tem credibilidade, você acredita. Daí seu filho muda de comportamento de uma hora para outra, começa a chorar toda vez que vê o uniforme da escola, e você não consegue imaginar o descuido que está acontecendo", finaliza ela.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem morre em confronto com a PM após bater na esposa e nos vizinhos em Corumbá
Polícia
Jovem morre em confronto com a PM após bater na esposa e nos vizinhos em Corumbá
Associação criminosa que arrombava e furtava casas no Carandá e na Vila Almeida é pega
Polícia
Associação criminosa que arrombava e furtava casas no Carandá e na Vila Almeida é pega
Boliviano que se envolveu em colisão frontal na estrada Bioceânica morre no hospital
Polícia
Boliviano que se envolveu em colisão frontal na estrada Bioceânica morre no hospital
Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul
Polícia
Homem mata cachorro da família com enxadada na cabeça e é preso em Chapadão do Sul
Caso foi registrado na delegacia de Corumbá
Polícia
Enxadadas e socos: Vizinhos brigam no meio da rua em Corumbá
Por sorte, ninguém se feriu na ação
Polícia
Ônibus de transporte coletivo é apedrejado próximo de praça em Dourados
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262
Tratorista ameaça funcionário em fazenda e acaba sendo preso em Corumbá
Polícia
Tratorista ameaça funcionário em fazenda e acaba sendo preso em Corumbá
Vítima chegou a ser levada para o hospital da Santa Casa
Polícia
Idoso morre em hospital três dias após sofrer acidente de moto na Vila Carvalho
Caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Mulher é espancada por trio após ser acusada de furtar shampoo no Itamaracá

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado