Mais um corpo foi resgatado na manhã deste sábado (4) no Rio Tocantins, onde desabou a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito, no Maranhão. Com a localização da vítima, chegam a 14 as mortes confirmadas e três pessoas ainda permanecem desaparecidas.
O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha, que integra a força-tarefa de busca e resgate no rio Tocantins, informou que o corpo estava nas proximidades dos destroços e foi retirado do local às 10h25.
Segundo o chefe do destacamento de mergulhadores da Marinha, capitão de mar e guerra Albino Santos, os destroços no local do desabamento aumentam o desafio no trabalho de busca e resgate das vítimas, exigindo o emprego de profissionais altamente especializados e o uso de diferentes técnicas.
São realizados diariamente mergulhos para identificar e marcar os pontos de interesse, e mergulhos a ar dependente, com mais autonomia e tempo para exploração nas áreas que ultrapassam 40 metros de profundidade.
“O mergulho a ar dependente conta com uma série de aparatos próprios destinados a essa técnica. Por exemplo, a tradicional máscara é substituída por capacete. Com ele, o mergulhador consegue receber o ar que vem da superfície”, explica.
Queda - A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou no fim da tarde do dia 22 de dezembro de 2024. A operação de busca e resgate teve início ainda no mesmo dia, com o reforço de várias frentes como Corpo de Bombeiros, empresas privadas e o emprego de embarcações, helicóptero e viaturas na região.
Até o momento, o trânsito de veículos, por meio de balsas, na região ainda não foi estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As empresas responsáveis pela manutenção da BR-226 “estão mobilizadas para atender às exigências da Marinha do Brasil na execução dos acessos e do atracadouro necessários para a operação das balsas”.
Cumprida essa etapa e a liberação da outorga junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as balsas deverão entrar em operação imediatamente sem custos. O serviço garantirá a travessia de carros de passeio, ambulâncias e caminhonetes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Motociclista morre após colisão com carro na Av. Conde de Boa Vista

DOF apreende veículo carregado com 385 quilos de droga em Itaporã

Morto no Danúbio Azul era apontado como comparsa de serial killer condenado na Capital

Polícia Civil e Militar desmantelam esquema criminoso em Ponta Porã

JD1TV: Câmeras de segurança mostram usuário sendo agredido e morto no Danúbio Azul

Homem é linchado por grupo e morto com golpes de faca no Danúbio Azul

Embriagada, condutora bate em proteção de ponte e idosa morre ao ser lançada do carro

Homem é expulso após mexer com mulher comprometida em boate na Chácara Cachoeira

Mulher surta, diz que foi sequestrada e tenta decepar mão de homem no dente
