Menu
Menu
Busca quarta, 17 de dezembro de 2025
Sebrae Fim de ano 2025 - #1
Polícia

VÍDEO: Indígenas entram em desespero com ataque que deixou um morto em Iguatemi

Situação aconteceu Terra Indígena Iguatemipeguá I

17 novembro 2025 - 11h38Luiz Vinicius

O ataque armado que deixou o indígena Vicente Fernandes Vilhalva, de 36 anos, na madrugada deste domingo, dia 16, na retomada indígena de Pyelito Kue, localizada na Terra Indígena Iguatemipeguá I, em Iguatemi, foi gravada pelos próprios indígenas.

O desespero foi sentido para quem ficou na linha de fogo e pedia por socorro, conforme uma das gravações divulgadas pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário) nas redes sociais.

Nesse ataque armado, segundo o CIMI, houve mais três feridos, sendo dois adolescentes com perfurações e marcas de tiros nos braços e abdômen.

Há ao menos outros três feridos, sendo dois adolescentes, com perfurações e marcas de tiros nos braços e no abdômen.

De acordo com relatos da comunidade e informações confirmadas pela Funai, cerca de 20 homens armados invadiram o local e efetuaram diversos disparos.

A Força Nacional de Segurança Pública chegou à área ainda na manhã de domingo, seguida por equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que prestaram os primeiros atendimentos. A Polícia Federal foi acionada para realizar perícia e iniciar formalmente a investigação.

Lideranças Kaiowá e Guarani relatam a possibilidade de participação de agentes de segurança pública no ataque, mencionando indícios de envolvimento de policiais militares e integrantes do Departamento de Operações de Fronteira. Três vítimas apresentavam ferimentos compatíveis com munição não letal de uso restrito das forças policiais.

O contexto de tensão na região se agravou após o início de outubro, quando os Kaiowá e Guarani retomaram uma área da Fazenda Cachoeira, sobreposta à Terra Indígena e próxima à aldeia Pyelito Kue. Desde então, segundo a comunidade, ocorreram quatro ataques armados. O episódio deste domingo foi o mais violento.

Reportar Erro
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Padrasto suspeito de estuprar enteado autista é preso no Noroeste
O ato contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo o prefeito Gabriel Alves de Oliveira
Polícia
Guarda Civil de Corumbá recebe doação de 30 mil munições da Polícia Civil
Conveniência pega fogo durante a madrugada em Corumbá
Polícia
Conveniência pega fogo durante a madrugada em Corumbá
O ônibus bateu na traseira da carreta
Polícia
Passageiro de ônibus morre durante acidente com carreta na BR-262, em Dois Irmãos do Buriti
Homem fica com as vísceras expostas ao ser atingido por garrafa quebrada
Polícia
Homem fica com as vísceras expostas ao ser atingido por garrafa quebrada
Mandados foram cumpridos em Corumbá
Polícia
Polícia Federal volta confrontar tráfico e prende traficante em Corumbá
Polícia Federal esteve cedo nas ruas de Corumbá
Polícia
Operação investiga vazamento de dados ao Comando Vermelho e desembargador é preso
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por botar filha de 5 meses na chuva e querer 'vida sexual livre' em MS
Movimentação da Polícia Militar no local
Polícia
Rapaz nega entregar celular para assaltante e acaba esfaqueado no Guanandi
Policial civil foi expulso -
Justiça
Justiça mantém condenação de ex-policial civil acusado de corrupção em MS

Mais Lidas

Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Justiça
Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por botar filha de 5 meses na chuva e querer 'vida sexual livre' em MS
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande