Os dois votos revertidos contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, que vão levá-lo à CCJ e ao plenário com alto risco de cassação, não foram motivados apenas por decisão pessoal dos deputados Tia Eron (PRB-BA) e Wladimir Costa (SD-PA) diante da esperada pressão dos eleitores. Contam dois deputados pró-Cunha que os votos decisivos foram liberados horas antes pelos seus partidos porque o Governo Michel Temer não ‘cumpriu acordos’. Depreende-se do caso que Temer e ministros jogaram Cunha aos leões, em prol da estabilidade do Governo.
Fator Maranhão
Vale lembrar que Temer já fechou aliança com Waldir Maranhão (PP-MA), o presidente interino da Casa, sucessor de Cunha, e que deve continuar no cargo.
Do contra
PSDB e DEM, fechados com Michel Temer, não apoiam o presidente afastado, e votarão pela cassação no plenário.
Choro no ombro
Após a votação, ‘Eduardianos’ se diziam atônitos. O deputado Marum revelou a próximos que Cunha está irritado porque a esposa, Cláudia Cruz, caiu na boca do povo.
Fundo$
A criação de um Comitê de Investimentos nos Fundos de Pensão estatais poderá ser a saída sugerida pelos líderes da base do Governo para solucionar as divergências sobre o controle fiscal e monetário das instituições. Resta saber quem vai indicar os futuros membros. Hoje, os fundos estão partidarizados e deu no que deu: rombo de bilhões.
A missão
Os deputados Marcos Pestana (PSDB-MG), responsável pela elaboração da proposta, e Efraim Morais Filho (DEM-PB), ex-presidente da CPI dos Fundos, foram destacados para construírem a saída.
Diagnóstico eleitoral
O deputado Mario Heringer (PDT-MG) lucrou com o ‘Mais Médicos’. Ele ganhou a classe de Minas, seu reduto, ao criticar o programa. Apesar de ser médico, diz que nunca foi eleito com voto do jaleco, e sim de lavradores e agronegócio. Agora os terá.
Apito mudo
O ex-ministro Cesar Borges ganhou apelido em Brasília de ‘Apito Mudo’. Ninguém dá ouvidos ou abre portas para suas lamúrias e pedidos de emprego no Governo Temer.
Dia do Fico
Taxia nos hangares da Infraero a informação de que Gustavo do Valle, ex-presidente, será confirmado assessor especial, com regalias, do sucessor Antonio Claret.
A conferir
O Líder do Governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), anunciou que os cortes nos gastos públicos, com a PEC a ser entregue hoje pelo presidente Temer, preservará as receitas com saúde e educação. Garantiu que as conquistas sociais nestas duas áreas serão mantidas com a implementação do teto nas despesas públicas.
Brizolinha no Rio
Carlito, o Brizola Neto, ex-ministro do Trabalho de Dilma, será candidato a prefeito de São Gonçalo pelo PDT. O anúncio foi feito na reunião do Diretório no Rio. A cidade colada em Niterói é o segundo maior colégio eleitoral do Estado.
PDT, a noiva
Presidente do PDT, Carlos Lupi avalia dois convites para vice em chapa na capital Rio. De Jandira Feghali (PCdoB) – o PT abriria mão neste caso – e do deputado federal Pedro Paulo (PMDB), o escolhido por Eduardo Paes para sucedê-lo.
Saúde, Bené!
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) foi operada às pressas no Hospital Sara Kubitschek em Brasília. Teve problemas sérios de coluna.
Correção
Valmir Campello já está aposentado do TCU, não é mais ministro, como citado aqui. E deve assumir o PTB do DF.
Brasília, Quarta-feira, 14 de Junho de 2016
Deixe seu Comentário
Leia Também

CPI do 8 de janeiro não consegue assinaturas mínimas no Senado

Projeto proíbe cirurgia de mudança de sexo antes dos 21 anos

Paulo Corrêa quer aprimorar parceria por energia fotovoltaica

Flávio Dino vai ao RN acompanhar ações contra atentados criminosos

Com ministra, Riedel reafirma compromisso com "paz no campo"

Após cirurgias no coração, Zeca do PT recebe alta e volta para casa

Ministro do Meio Ambiente norueguês visita o Brasil para discutir o Fundo Amazônia

Nas redes sociais, presidente Lula lamenta morte de Amarildo Cruz

Mundo político entra em luto pela morte de Amarildo Cruz
