O Brasil terá novo comando a partir deste domingo (1º), mas não apenas por causa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que substitui Jair Bolsonaro (PL), que inclusive já deixou o país e passou a cadeira para o vice, Hamilton Mourão (Republicanos), que ocupa o cargo em exercício por dois dias. Nos estados, 27 governadores serão empossados, todos eleitos nas eleições de outubro deste ano. Senadores, deputados federais e estaduais eleitos assumem em 1º de fevereiro de 2023.
A sessão solene no Senado que dará posse a Lula, está marcada para às 15h (horário de Brasília). A expectativa é que todos os quatro governadores eleitos pelo PT prestigiem a ocasião. Aliados de outras legendas também devem comparecer no ato.
Em Mato Grosso do Sul, o governador eleito Eduardo Riedel e seu vice, José Carlos Barbosa (Barbosinha), serão empossados na Assembléia Legislativa, às 15h. A cerimônia, de cunho solene e festivo, será no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus.
Conforme o Regimento Interno da ALEMS, o presidente Paulo Corrêa receberá os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) ao governador e vice-governador. Após empossados, Riedel e Barbosinha, acompanhados de autoridades dos três Poderes, seguirão para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, onde serão empossados os secretários de Estado.
Mudanças
As cerimônias de posse de presidente da República e de governadores acontecem pela última vez em 1º de janeiro. A partir de 2027, o presidente eleito assumirá o cargo no dia 5 de janeiro, enquanto governadores serão empossados somente no dia 6. Prefeitos e vices continuarão a tomar posse no 1º dia de janeiro. Deputados e senadores serão empossados em 1º de fevereiro.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Eduardo Riedel e Lula (Foto: Divulgação)



