Menu
Menu
Busca quarta, 21 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Política

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Decisões do STF e do plenário abrem espaço para Adilson Barroso e Heloísa Helena

13 dezembro 2025 - 13h50Sarah Chaves, com G1 e CNN

Dois suplentes devem assumir cadeiras na Câmara dos Deputados após decisões recentes envolvendo os mandatos de Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (Psol-RJ). Em ambos os casos, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do plenário da Câmara alteraram temporária ou definitivamente a composição da Casa, abrindo espaço para a entrada de novos parlamentares.

Suplente de Carla Zambelli

O primeiro caso envolve a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que perdeu o mandato por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O magistrado anulou a votação da Câmara que havia mantido o mandato da parlamentar, condenada em ações penais, e determinou a perda imediata da cadeira. Moraes também ordenou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente em até 48 horas. A decisão foi acompanhada pela Primeira Turma do STF, em sessão virtual.

Com a saída de Zambelli, quem deve assumir é Adilson Barroso (PL-SP), primeiro suplente do partido em São Paulo, com pouco mais de 62 mil votos nas eleições. Barroso já exerceu mandato em outras ocasiões durante a atual legislatura e é um nome conhecido nos bastidores da política paulista.

Natural de Minas Gerais, Adilson Barroso construiu sua trajetória política no interior de São Paulo. Foi vereador em Barrinha no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, vice-prefeito da cidade entre 1997 e 2002 e deputado estadual por São Paulo de 2003 a 2010. Também passou pela Câmara Municipal novamente em 2016.

Ele foi um dos fundadores do antigo PEN, que depois se tornou o Patriota, legenda da qual acabou afastado antes de se filiar ao PL, em 2021. Nas redes sociais, Barroso se define como conservador e alinhado ao bolsonarismo. Durante a atual legislatura, ocupou temporariamente uma vaga na Câmara enquanto Guilherme Derrite esteve licenciado para comandar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Carla Zambelli foi condenada pelo STF em dois processos, um deles relacionado à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e outro por perseguição armada a um eleitor às vésperas das eleições de 2022. Ela está presa na Itália, para onde fugiu em junho, e aguarda análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.

Suplente de Glauber Braga

Já no caso do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), a Câmara decidiu não cassar o mandato, mas aplicou uma suspensão de seis meses. O parlamentar respondia a processo por quebra de decoro após se envolver em uma briga com um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) dentro do Congresso Nacional. Com a suspensão, a cadeira passa a ser ocupada temporariamente pela suplente Heloísa Helena (Rede-RJ).

Heloísa Helena é um nome de destaque na política nacional. Enfermeira e professora, ganhou projeção como senadora pelo PT entre 1999 e 2003, período em que se tornou uma das vozes mais críticas do partido. Acabou expulsa da sigla após se posicionar contra a reforma da Previdência do primeiro governo Lula.

Em 2004, foi uma das fundadoras do Psol e tornou-se a primeira presidente nacional do partido. Dois anos depois, disputou a Presidência da República, ficando em terceiro lugar, com 6,85% dos votos. Posteriormente, deixou o Psol e se filiou à Rede Sustentabilidade.

Nas eleições de 2022, concorreu a deputada federal pelo Rio de Janeiro e ficou como primeira suplente da federação Psol/Rede, com pouco mais de 38 mil votos. Em 2024, tentou uma vaga na Câmara Municipal do Rio, mas também não se elegeu.

Com a suspensão de Glauber Braga, Heloísa retorna ao Congresso, agora como deputada federal. Nas redes sociais, ela saiu em defesa do titular do mandato, chamando-o de “guerreiro” e criticando a tentativa de cassação.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vereador André Salineiro
Política
Salineiro diz que Câmara não pode se omitir diante da alta cobrança no IPTU
Sede do Legislativo - Foto: Deodápolis News / Reprodução
Política
'Farra das diárias' de vereadores entra na mira do Ministério Público em Deodápolis
A visita será o primeiro encontro Tarcísio e Bolsonaro neste ano
Política
Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão na quinta-feira
Urna eletrônica
Política
TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026
Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos
Política
Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Política
Avanço da inteligência artificial impõe novos desafios às eleições de 2026, diz MPMS
Luciana dos Santos, Fernanda Alencar, Maria Suelena e Vinícius Monteiro
Política
Eleições de 2026: Cansaço com a política marca expectativas do eleitor
Imagem ilustrativa
Política
Programa Gás do Povo aguarda votação no Congresso e pode perder validade em fevereiro
Zeca do PT - FOTO: Lucas Caxito  
Justiça
Zeca do PT cobra R$ 181 mil por ter sido exposto por promotores do MPMS
Ministro Flávio Dino
Política
Dino proíbe emendas para entidades ligadas a parentes de parlamentares

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Edilson foi morto a facadas
Interior
VÍDEO: Adolescente mata companheiro de trabalho a facadas em pousada de Miranda
UPA Santa Mônica
Polícia
Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande
Crime aconteceu no bairro Nova Lima
Polícia
AGORA: Filho mata o próprio pai com tiro em briga no Nova Lima