Menu
Menu
Busca sábado, 07 de fevereiro de 2026
Política

CPI investiga se JBS cumpriu contrapartidas dos benefícios

Deputados aguardam resposta de requerimentos sobre a quantidade de empregados registrados e volume de abate da empresa no Estado

02 agosto 2017 - 09h44Da redação

Após o recesso parlamentar, a Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o pagamento de propina em troca de incentivos fiscais, retoma suas atividades nesta quarta-feira (2), às 15h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. 

Para analisar o cumprimento das contrapartidas pactuadas para concessão dos benefícios, os deputados aguardam resposta de vários requerimentos sobre a quantidade de empregados registrados, o volume de abate, o registro da saída de gado nos postos fiscais e os comprovantes de regularidade fiscal, tributária e previdenciária de todas as unidades da empresa no Mato Grosso do Sul.

Na última reunião antes do recesso parlamentar, o presidente da CPI, Paulo Corrêa (PR) destacou que os deputados irão às unidades da empresa para verificar o cumprimento do acordo. “Nós estamos pedindo informações para verificarmos se a empresa gerou empregos e renda, se aumentou o número de abates de bovinos nos frigoríficos, se houve modernização e ampliação nas unidades. Já encontramos notas que não estão em conformidade com o que a JBS prometeu em contrapartida aos incentivos fiscais”, afirmou.

Já foram fiscalizadas 1082 notas fiscais referentes ao TARE (Termo de Ajustamento de Regime Especial) 1103/2016, firmado entre o Governo do Estado e a JBS. O incentivo concedido à indústria é de pelo menos R$ 99 milhões. 

CPI

A CPI foi constituída para investigar a denúncia realizada pelos executivos da JBS, Joesley Mendonça Batista, Wesley Mendonça Batista e Ricardo Saud, do pagamento de diversas notas fiscais ‘frias’ emitidas por pessoas físicas ou jurídicas entre os anos de 2010 a 2017, sem o devido fornecimento de bens ou serviços, em contraprestação à suposta concessão indevida de benefícios fiscais pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

STF Fachada e Estátua da Justiça -
Política
Caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa, determina STF
Em MS, mais 81 mil eleitores têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral.
Política
Eleitores têm 90 dias para regularização do título eleitoral
Foto: Reuters/George Frey/File Photo
Política
Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil
Vereadores, Neto Santos, Papy, Daniel (Dourados), Junior Coringa
Política
Encontro estadual da UCV deve reunir vereadores em Campo Grande
Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa -
Política
Gerson cria condições para disputar cadeira no Senado
Presidente Lula
Política
Lula volta a defender mandato para ministros do STF
Vereadores durante sessão
Política
Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital
Deputado estadual Zé Teixeira
Política
Zé Teixeira apresenta pedidos por melhorias no campo e energia no interior
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Evento de filiação de Reinaldo Azambuja ao PL
Política
PL amplia prazo das presidências estaduais até maio de 2026

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Suspeito foi preso em flagrante pelo Batalhão de Choque
Polícia
Após furto, ladrão de comércio morre ao tentar confrontar militar do Choque na Capital