Menu
Busca sábado, 24 de setembro de 2022
(67) 99647-9098
TJMS setembro22
Política

Eleições 2022: Encerra hoje período para registro de candidaturas

Cada partido pode apresentar apenas uma candidatura a presidente

15 agosto 2022 - 11h36Evelyn Thamaris Com Informações Agência Brasil

A semana inicia com prazos sendo concluídos para a corrida eleitoral deste ano. Sendo assim, nesta segunda-feira (15) termina o prazo para serem registradas candidaturas pelos partidos, já que a partir de amanhã, terça-feira (16) se iniciam as campanhas pelas ruas do Brasil, dando o ‘start’ oficial as disputas.

As eleições deste ano se concretizam como uma das mais curtas dos últimos anos, sendo que em 1994 foram 50 dias. O primeiro turno fica assim previsto para o dia 2 de outubro e o segundo com previsão para o dia 30 do mesmo mês para governadores e presidenciáveis.

No caso de envio pela internet, o prazo para oficializar as candidaturas se encerrou às 8h desta segunda-feira (15). Ainda há chance de entregar, até as 19h, as mídias com a documentação necessária diretamente nas secretarias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — se a candidatura for para presidente e vice — ou dos tribunais regionais eleitorais (TRE) para os demais cargos.

Cada partido pode apresentar apenas uma candidatura a presidente, governador e senador, com os respectivos suplentes. No caso de deputado federal, estadual ou distrital, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma.

No caso das eleições proporcionais — para deputado, seja federal, estadual ou distrital — a legislação prevê que 30% das candidaturas apresentadas por cada legenda sejam obrigatoriamente de mulheres.

O  ato de registro deve constar sempre o nome a ser mostrado na urna, a relação de bens do candidato, fotografia recente nas especificações dadas pelo TSE, certidões criminais e prova de alfabetização, entre outras informações e documentos.

Até o momento, foram registradas, por exemplo, 12 candidaturas à Presidência da República, com os respectivos vices. Para governador, até o momento há 185 candidatos, espalhados por todas as unidades da Federação. No caso de senador, 192 se registraram.

Para as eleições proporcionais foram registradas, até as 9h de sexta-feira (12), 14.552 candidaturas a deputado estadual, 9.211 a deputado federal e 544 a deputado distrital. Os dados são disponibilizados em tempo real no sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral.

Uma vez apresentado o registro, ele ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, conforme o atendimento aos requisitos legais. O prazo para o julgamento de todas as candidaturas são 12 de setembro, 20 dias antes do pleito.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Bolsonaro não poderá fazer lives eleitorais nos palácios da Alvorada e do Planalto
Política
Carlos Bernardo se reúne com lideranças e destaca importância dos esportes
Política
"Lula no primeiro turno" domina Twitter
Política
A uma semana da eleição, onde eles estão?
Política
Campanhas eleitorais têm R$ 605 milhões em transações suspeitas
Política
Sabatina JD1TV: "Novos Estaduais"- Marcelo Salomão
Política
João César Mattogrosso viabilizou R$ 30 milhões em recursos para Capital
Política
Marquinhos é intimado em Dourados, mas não vai
Política
Candidato denuncia Fake News à PF após rumor que ele teria abandonado o pleito
Política
MPF arquiva inquérito que resultou no impeachment de Dilma

Mais Lidas

Geral
Saiba quem vai disputar lista sêxtupla da OAB
Polícia
Autor de feminicídio no Jardim Corcovado provocou grave acidente na BR-163
Polícia
JD1TV: Ex-marido esfaqueia mulher até a morte no Jardim Corcovado
Polícia
Mulher quase teve pescoço decepado por ex-marido no Corcovado