O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou na manhã desta segunda-feira (24) do lançamento do Sistema de Processo Administrativo – plataforma unificada das demandas internas e externas relacionadas à tramitação de documentos e virtualização de processos da administração pública. O lançamento foi feito pelo governo do estado, por meio das secretarias de Governo e Gestão Estratégica e de Administração. O sistema será iniciado no dia 1° de janeiro de 2024.
A plataforma deve implementar processos administrativos digitais para eliminar o uso de papel. Desta forma, os processos terão maior agilidade, sendo sustentável, com foco na responsabilidade ambiental e gerando ainda uma economia aos cofres públicos. “Não foram só processos as relações das pessoas com serviços, com banco, com compra, comunicação. Tudo foi transformado e não é diferente na relação do governo com a sociedade. Para isso nós temos que atuar em duas frentes: Naquela dos serviços, com a sociedade de uma maneira geral e outra interna nos processos, na extinção às vezes de impressão”, comentou Riedel.
A ação integra a premissa do Governo Verde, Digital, Próspero e Inclusivo e inicia a transição prevista no Marco Temporal, em que a partir de 1° de janeiro de 2024 todos os novos processos da gestão pública deverão ser 100% digitais.
Para a titular da SAD (Secretaria de Administração), Ana Nardes, explicou que a mudança poderá depender do gestor de cada secretaria. Ela destacou ainda que as tramitações físicas ainda devem continuar a existir. “Tramitaremos os processos administrativos entre mais de uma unidade. A gente ainda vai conviver com os processos físicos, pois o gestor da unidade que quiser continuar a tramitar os processos físicos podem optar por isso. Ele também poderá optar por migrar todos os processos que já existem pra dentro (do sistema), ou escolher a tramitação mista, digital e físico”, disse.
Além da assinatura, foi apresentado ainda no lançamento cronograma do projeto e das capacitações dos servidores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adriane se reúne com empresárias e fala sobre potencial econômico da Capital

Direita raiz pode ficar sem candidato na Capital

Deputados aprovam alteração no processo de seleção de diretores escolares em MS

Quebra Coco poderá ter redutor de velocidade

PL sobre processo de seleção de diretores escolares será votada hoje

Comissão adia votação do PL que pode acabar com o casamento homoafetivo

Vereadores aprovam 19 projetos na sessão desta terça

Assembleia aprova 'Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Toutrette'

Pesquisa Ranking mostra intenções de votos para Prefeitura de Campo Grande
