Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Política

Farmácias uruguaias começam a vender maconha em novembro

04 maio 2014 - 07h56Via Terra
As farmácias credenciadas serão os lugares habilitados para a venda da maconha no Uruguai, a partir de novembro deste ano. De acordo com o texto que regulamenta a chamada “lei da maconha” no país, a lei 19.172, que estatiza a produção, comercialização e venda da droga (o consumo já estava liberado desde 1974 no país), os pontos comerciais credenciados serão os lugares habilitados para a venda da droga, também conhecida como Cannabis.

As farmácias não são obrigadas a aderir à venda da droga. Os lugares que decidam sua comercialização receberão 30% dos lucros e a previsão do governo é que centralizem 25% do mercado. O produto não pode ser oferecido por meio de peça publicitária, não terá nenhum tipo de marca e não poderá estar exposto ao público.

O texto determina que as modalidades de acesso à maconha são excludentes, ou seja que quem estiver registrado para o autocultivo não poderá comprar a droga nas farmácias nem fazer parte de clubes de membros, por exemplo.

A previsão é de que o texto, com 104 artigos, entre em vigor já a partir da próxima terça-feira.

Como funciona
Para comprar maconha nas farmácias, o usuário deve se registrar antes nas sucursais dos Correios, em todo o país. O registro será feito com a obtenção das impressões digitais do consumidor, que depois passarão a ser o único “documento” a ser apresentado nas drogarias. Não será pedida a identidade do interessado.

Os clubes de consumo, com mínimo de 15 e máximo de 45 integrantes, e os adeptos do autocultivo estão liberados desde já a iniciar suas atividades, desde que estejam registrados junto ao poder público, em uma base de dados sob o controle do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca). Os proprietários de plantas devem registrá-las nos próximos 180 dias e o máximo permitido de tetrahidrocannabinol (THC, substância que é o principal responsável pelos efeitos da droga) é de 15%.

No caso do autocultivo, os criadores precisam apresentar sua carteira de identidade e comprovante de residência nos Correios do país, onde também devem fazer uma declaração do local onde estão as plantas. O máximo de planta permitida pelos cultivadores em cada residência é de seis plantas, que não devem superar a produção total de 480 gramas anuais da droga.

Lei não contempla turistas

A lei se aplica apenas a maiores de idade, cidadãos uruguaios ou pessoas com residência permanente no país. Turistas não podem ter acesso à maconha por nenhuma das três modalidades previstas na regulamentação (autocultivo, clube de membros e compra em farmácias). De acordo com estimativas da Junta Nacional de Drogas, a maconha representava 70% do consumo de drogas ilegais no país.

Não é permitido o consumo em espaços públicos fechados e lugares de trabalho. As empresas estão autorizadas a realizar exames em seus funcionários com o fim de averiguar se consumiram a droga. Assim como acontece com o álcool, serão realizados controles de consumo de maconha no trânsito, já que é proibido dirigir sob o efeito da droga. Também é proibido o consumo em locais, sejam públicos ou privados, como hospitais e escolas. Não é permitida tampouco a realização de campeonatos vinculados ao uso da maconha.

A produção ilegal de cannabis está sujeita a penas que vão de 20 meses a 10 anos de prisão.

O preço oscilará entre 20 e 22 pesos uruguaios (algo entre R$ 1,90 e R$ 2,10) por grama. É permitida a compra de até 40 gramas por mês em pacotes que não superem as 10 gramas. O produto final deve ter validade mínima de seis meses.

Nos próximos 15 dias, o governo iniciará uma licitação para conceder licenças de produção da droga aos interessados. Serão concedidas no máximo seis autorizações para produtores privados, que deverão realizar não só o plantio e a colheita, mas também o armazenamento e a distribuição da maconha às farmácias.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria
Google
Política
Google proíbe publicidade política para eleições 2024
Sessão ordinária desta quarta-feira (24)
Política
Deputados aprovam e projeto sobre diagnóstico precoce do autismo vai à sanção
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande
Foto: Luciana Nassar/Alems
Política
Assembleia vota nesta quarta-feira projeto de reajuste aos servidores da Casa
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia
Sessão da Câmara
Política
Vereadores aprovam projeto que permite entrada de água em shows na Capital
Sessão ordinária desta terça-feira (23)
Política
Deputados aprovam projeto que prevê exame gratuito precoce de pacientes com autismo
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Fernando Haddad
Política
Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'